Fraudes virtuais aumentam durante a pandemia, diz estudo

Pesquisa também mostra que entre os meses de março e maio, o número de sites suspeitos de fraude aumentou de 2,2 mil para 920 mil

por Alex Dinarte qui, 25/06/2020 - 14:47
Pexels Pexels

Um levantamento da empresa brasileira Apura Cyber Intelligence aponta que os crimes cibernéticos tiveram elevação no período de isolamento social. De acordo com o estudo, entre os meses de março e maio, o número de sites suspeitos de fraude aumentou de 2,2 mil para 920 mil. A análise ainda aponta que os ambientes mais procurados para a prática fraudulenta na internet são as plataformas WhatsApp, YouTube e Zoom.

Segundo a empresa, a maioria das invasões têm como motivação a prática de crimes financeiros. No levantamento, os especialistas destacam a exposição de números privados do WhatsApp na ferramenta de busca Google como determinante para a elevação do número de fraudes. De acordo com a Apura, a falha espalhou dados de cidadãos de países como Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido. Links falsos sobre o pagamento do Auxílio Emergencial, foram os maiores responsáveis pela divulgação dos dados de brasileiros.

Outra plataforma usada para as fraudes é o Zoom, comum na utilização de chamadas de vídeo, que tiveram aumento considerável durante o período pandêmico. Segundo a Apura, arquivos infectados foram disfarçados de imagens com animações (GIF) e deixaram os perfis vulneráveis à invasões. Já no YouTube, os endereços de transmissões ao vivo de artistas famosos foram a área de atuação dos piratas da internet.

Ciberquadrilhas

Ainda de acordo com a Apura, os crimes cibernéticos vem sido cometidos por "gangues digitais" que se juntam para a prática de fraudes. Algumas acessam os dados de empresas e colocam à venda por meio de leilão virtual. Segundo a empresa, um dos casos de maior destaque aponta a "parceria" da LockBit com a Maze Ransomware, que afanou informações exclusivas de inteligência de diversas corporações e extorquia usuários dos serviços no mundo corporativo para que os recursos não fossem compartilhados.

COMENTÁRIOS dos leitores