Baixo estoque da AMD deve seguir até o fim do ano

Falta de processadores e placas de vídeo impacta no fornecimento dos consoles da nova geração

por Alfredo Carvalho qui, 28/01/2021 - 17:17
ArtificialOG / Pixabay Modelo de processador Ryzen, da marca AMD ArtificialOG / Pixabay

Desde o final do ano passado, a fabricante de processadores e placas de vídeos Advanced Micro Devices (AMD) relata que o estoque não tem conseguido atender a demanda do mercado tecnológico. Durante o relatório financeiro do último ano fiscal, a CEO da empresa, Lisa Su, explicou que a situação permanecerá igual durante os próximos meses.

De acordo com o relatório, a produção e reabastecimento de estoque da AMD deve normalizar no segundo semestre de 2021. Isso impacta no fornecimento dos consoles da nova geração, Playstation 5 e Xbox Series X/S, lançados em novembro do ano passado, pois os aparelhos possuem processadores da AMD.

Não foram definidos os motivos exatos da escassez de estoque, mas especula-se que as razões estão ligadas à pandemia de Covid-19, que impactou diversos setores, junto a alta procura pelos novos videogames da Sony e Microsoft. A produção de peças para computadores da AMD também foi afetada, como os processadores da linha Ryzen, principais concorrentes das CPUs da Intel, e as placas gráficas Radeon, que competem com as Geforce da Nvidia.

COMENTÁRIOS dos leitores