Veja quais são os principais golpes aplicados na internet

Pesquisa revela que só 35% das pessoas conseguem recuperar o valor perdido ao serem vítimas de fraudes em ambiente virtual

por Katarina Bandeira sex, 05/02/2021 - 15:15
Pixabay Golpes no WhatsApp estão entre as principais fraudes cometidas em ambiente virtual Pixabay

Mais de 60 milhões de brasileiros já sofreram algum tipo de fraude financeira em ambiente virtual. O número faz parte da pesquisa realizada pelo Serasa e o Instituto Locomotiva que também revelou que, entre o número total de vítimas de crimes virtuais, só 35% das pessoas conseguem recuperar o valor perdido. 

Entre os tipos de golpe mais aplicados contra os internautas estão desde a clonagem do número de WhatsApp, falsas promoções e falsos pedidos de doação para supostamente ajudar pessoas em necessidade. Veja quais são as principais fraudes online e aprenda a se proteger:

WhatsApp

O aplicativo de mensagem é alvo recorrente dos cibercriminosos, por ser um dos mais populares mensageiros. Um golpe comum é a clonagem do número, que pode fazer com que o criminoso passe por amigos pedindo dinheiro emprestado, promoções de lojas, restaurantes, hotéis e sorteios. Para se proteger é importante ativar a confirmação em duas etapas, que pede ao usuário a criação de um código de seis dígitos, solicitado esporadicamente, e pode ser ativada nas configurações do aplicativo. 

Doação

A velha história comovente da pessoa doente e sofrida que precisa  urgentemente de uma doação para uma conta bancária também chegou na internet. É possível ver diversos perfis no Twitter e em outras redes sociais, solicitando ajuda para toda sorte de problemas, principalmente com  a chegada do PIX, que facilita transferências bancárias. Para não cair em nenhum conto da Carochinha é importante checar a história de várias maneiras, e pesquise sites e publicações nas redes sociais e até pessoas que possam ter realizado doações para a mesma conta.

Preços baixos

Ofertas com preços muito abaixo do normal em marketplaces podem sinalizar um golpe. Sem verificar a loja ou o vendedor, muitos usuários acabam comprando smartphones ou produtos diversos e recebendo pedras em seu lugar. Para não haver dúvidas quanto a confiabilidade daquela transação, veja se o site é confiável, se a loja ou o vendedor são bem avaliados e  o que dizem as avaliações de produto. 

QR Codes

Cuidado também ao fazer a leitura de QR Codes desconhecidos ou suspeitos. Prefira usar a ferramenta em sites confiáveis ou empresas sérias, em que você possa tomar providências caso haja algum tipo de fraude.

Promoções gratuitas

Seja em correntes pelo WhatsApp ou via e-mail, promoções do tipo “clique aqui, preencha o formulário e ganhe”, são um sinal de que algo está errado. Nesse tipo de golpe, chamado de phishing, o cibercriminoso pode agir de diversas formas. Seja instalando um malware no seu dispositivo ou, até mesmo, roubando seus dados pessoais para aplicar golpes futuros. Fique atento. 

COMENTÁRIOS dos leitores