Barcode Scanner pode ter infectado 10 mi de usuários
Última atualização do aplicativo inseriu um arquivo que potencializa o envio de propagandas
De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, a última atualização do aplicativo de leitura de código de barras Barcode Scanner (Lavabird Ltd.), que ocorreu em dezembro de 2020, transformou o software em um malware e infectou mais de 10 milhões de usuários.
A suspeita foi levantada após usuários relatarem na rede social Reddit o recebimento de diversos anúncios publicitários em seus celulares. Após analisar o ocorrido, a Malwarebytes constatou que todos os dispositivos possuíam o Barcode Scanner instalado e, de imediato, alertou a Google para remover o aplicativo da loja Play Store.
Segundo a companhia de segurança, a última atualização do aplicativo inseriu um arquivo que potencializava o envio de propagandas. A Malwarebytes também constatou que a nova instrução utilizava métodos que ocultavam sua identificação.
As propagandas não só surgiam apenas durante o uso do Barcode Scanner, mas também invadiam o navegador de internet do Android. Apesar do aplicativo ter sido removido da loja da Play Store, muitos usuários ainda não estão cientes do ocorrido e possuem o software instalado em seus dispositivos.