Fórum russo de hackers é violado e dados são expostos

A plataforma de debate sobre crimes virtuais já havia sido violada em 2011

por Victor Gouveia seg, 08/03/2021 - 11:14
Pixabay Os integrantes estão em dúvida se o ataque foi de criminosos rivais ou do próprio Governo Pixabay

O fórum russo de hackers, Maza, foi invadido e os dados dos integrantes podem ter sido expostos sem consentimento. Antes chamada de Mazafaka, a plataforma funciona como um ponto de encontro entre cibercriminosos de todo o mundo.

As atividades do fórum - considerado de difícil acesso a novos integrantes - incluem debates sobre a distribuição de vírus, lavagem de dinheiro, venda de informações de cartões de crédito roubados, entre outros crimes virtuais. Na última semana, a página inicial do Maza apresentava os avisos: "Seus dados vazaram" e "este fórum foi hackeado".

Ainda não se sabe a identidade do hacker responsável pela invasão, mas ele acessou milhares de dados dos usuários do site, como nomes, endereços de e-mail e senhas com hash. O KrebsOnSecurity indica que as informações foram expostas na dark web. A autenticidade dos dados foi confirmada pela empresa de inteligência de ameaças Intel 471, aponta o portal Gizmodo.

Outras duas plataformas russas voltadas aos criminosos virtuais, o Verified e o Exploit, já havia sido atacadas neste ano. Os usuários do Exploit disseram que a ação não foi de hackers rivais e sim da própria Justiça. “Apenas os serviços de inteligência ou pessoas que sabem onde os servidores estão localizados podem fazer coisas assim … Três fóruns em um mês é simplesmente estranho. Eu não acho que aqueles eram hackers normais. Alguém está arruinando os fóruns de propósito”, sugeriu um dos usuários.

Um relatório da Flashpoint reforça a tese de que a invasão pode ter sido articulada pelo Governo. "Os usuários do Exploit observam que, se os invasores forem responsáveis ​​pela aplicação da lei, essa é uma nova tática para encerrar atividades cibercriminosas e diminuir a confiança nos fóruns", aponta outro usuário.

COMENTÁRIOS dos leitores