Privacidade é 'um direito humano básico', diz Tim Cook

Em entrevista, o CEO da Apple defendeu o posicionamento da empresa e fez comparações com o sistema operacional Android

por Kauana Portugal qui, 17/06/2021 - 09:54
BROOKS KRAFT / APPLE INC. / AFP Tim Cook participa da Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple BROOKS KRAFT / APPLE INC. / AFP

Em uma entrevista virtual concedida, nesta quarta-feira (16), à conferência europeia VivaTech, o CEO da Apple, Tim Cook, falou sobre privacidade de dados e sua importância para a gigante tecnológica, além de também fazer comparações pontuais com o sistema operacional Android, principal concorrente do iOS. 

Em um dos momentos de maior destaque na conversa, o especialista em tecnologia comentou sobre um dos recursos mais solicitados entre os usuários da Apple: a capacidade de instalar aplicativos por outras fontes além da App Store. Para ele, o sistema operacional da Maçã foi projetado para abarcar somente uma loja de aplicativos, na qual os softwares passam por uma grande análise antes de chegarem ao usuário.

Cook ainda explicou que a plataforma Android possui até 47 vezes mais malwares que o iOS, tornando os dados dos usuários mais vulneráveis. Apesar de demonstrar um posicionamento firme sobre o assunto, o CEO reiterou que a Apple “sempre estará ao lado do usuário”. 

Sobre o tema privacidade, Tim Cook aproveitou para reforçar o posicionamento da empresa. "Vemos isso como um direito humano básico. Um direito humano fundamental. E estamos focados na privacidade há décadas", disse. "Steve costumava dizer que privacidade era declarar em linguagem simples o que as pessoas estavam assinando e oferecendo sua permissão. E essa permissão deve ser solicitada repetidamente", finalizou, relembrando o posicionamento do fundador da multinacional, Steve Jobs.

COMENTÁRIOS dos leitores