Windows XP completa 20 anos

XP é considerado o melhor sistema operacional da Microsoft

por Vinícius Tomei seg, 25/10/2021 - 19:22
Divulgação/Microsoft Divulgação/Microsoft

O Windows XP , considerado por muitos como o melhor sistema operacional da Microsoft, completa 20 anos. Lançado em 25 de outubro de 2001, o sistema esteve presente em mais de 20% dos computadores adeptos de Sistema Operacional. Além disso, o 'SO' trouxe diversas novidades e uma grande estabilidade. Confira as maiores novidades dos Sistemas Operacionais da Microsoft, a partir do XP:

• Windows XP

A edição de 2001 recebeu suporte até abril de 2014 e se tornou o mais longínquo sistema operacional da Microsoft. O Sistema trouxe uma repaginada no visual e uma estabilidade nunca vista antes. Além disso, o SO trouxe novidades como: sequências rápidas de iniciação; modo hibernação; capacidades de desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador; alternância de contas; assistência remota; suporte para DSL e Wireless.

• Windows Vista

Ao contrário do XP, o Vista não caiu nas graças do público. O Sistema Operacional sofreu duras críticas pelos problemas de funcionalidades e exigência do hardware da máquina para rodá-lo. Porém, o SO trouxe um visual moderno e novos efeitos para o menu, além, da utilização de dispositivos memória flash (pen-drive, MP3 e cartões de memória); um sistema de gerenciamento que possibilita a abertura de aplicativos mais rápidos; novas tecnologias de programação; barra lateral; Internet Explorer 7.0; Media Player 11; novo Firewall; DirectX 10 e outras melhorias de desempenho e formatos.

• Windows 7

O Windows 7 disputa a fama de "queridinho da galera" com o XP. Lançado em 2009, o sistema operacional trouxe pequenas mudanças visuais (em comparação ao Vista), mas com uma velocidade e estabilidade muito superior ao antecessor. Mais da metade da população mundial utiliza o Windows 7 como sistema operacional, isso mostra o quanto a Microsoft acertou na edição. Além das melhorias de desempenho, o SO trouxe: Interface Gráfica melhorada; Internet Explorer 8.0; Windows Defender; Windows Update; novo menu iniciar; leitura de Blu-Ray e HD DVD; comando de voz; Nova barra de tarefas; nova calculadora, WordPad e Paint; Windows Virtual PC e melhorias no uso da placa de vídeo e memória RAM.

• Windows 8 e 8.1

A maior tentativa de mudança da Microsoft. Lançado em 2012, o Windows 8 trouxe uma nova experiência para o Sistema Operacional. A mudança ocorreu por conta do crescimento do Touchscreen no mercado tecnológico, com isso, a Microsoft buscou trazer um menu com ícones grandes e quadrados. Porém, a mudança não agradou aos fãs e a Microsoft decidiu lançar o Windows 8.1 e trouxe o menu inicial base das outras versões. O sistema operacional trouxe novidades em: velocidade; suporte ao USB 3.0; Loja do Windows; compatibilidade com o Windows Phone; suporte ao Flash Player e Windows To Go.

• Windows 10

A penúltima versão do Sistema Operacional, lançado em 2015, trouxe de volta a interface tradicional do Windows 7 e os recursos do Windows 8. O sistema chamou a atenção pelas diversas atualizações que recebeu e como a Microsoft buscou a "perfeição" com esta edição. O sistema possui uma melhor segurança, linhas de comando, menor requisitos de armazenamento, o melhor sistema operacional para games, além de otimizações de desempenho e a facilidade de se utilizar.

• Windows 11

Lançado no início do mês de outubro de 2021, o Windows 11 não teve tempo de ser utilizado por todos os usuários. O novo sistema operacional pode ser acessado pelos usuários do Windows 10 de forma gratuita, com uma atualização. A versão promete ser o mais rápido e confiável sistema operacional de todos os tempos.

COMENTÁRIOS dos leitores