Nova DLC de ‘Resident Evil’ traz uma história sem sentido
O game “Resident Evil Village”, da Capcom, finalmente recebeu um pacote com conteúdo extras, que visa expandir a experiência do game original, lançado em maio de 2021. A DLC inclui novo capítulo, intitulado “Sombras de Rose”; a possibilidade de jogar a campanha principal com a câmera em terceira pessoa; além de personagens extras para o modo “Mercenaries”.
“Sombras de Rose” se trata de uma mini campanha, que continua a história após o final de “Village”. Mas, desta vez, o jogador assume o controle da adolescente Rose Winters, filha de Ethan Winters, que protagonizou os dois últimos games da franquia.
Rose é uma garota que possui poderes misteriosos, os quais ela não consegue controlar. Por conta disso, a jovem tem dificuldades em fazer amigos e resolve procurar por alguma maneira de se livrar destas habilidades especiais (um velho clichê presente em muitas narrativas da cultura pop, em especial, nas histórias em quadrinhos de super-heróis).
Desesperada por uma solução, Rose decide entrar na consciência de uma substância chamada de Megamiceto e, é a partir deste ponto que o game começa. O jogador passará pelos mesmos cenários do “Village”, porém, com algumas alterações. O gameplay é nativo com a câmera em terceira pessoa e, diferente da campanha principal, a DLC não possui a opção de perspectiva em primeira pessoa.
Aqueles que estão acostumados com os remakes de “Resident Evil 2” (2019) e “Resident Evil 3” se sentirão familiarizados com os controles da nova expansão. A novidade é que, além das armas de fogo, o jogador também poderá utilizar os diversos poderes de Rose, que são adquiridos e aprimorados conforme a história avança.
A expansão possui uma duração aproximada de quatro horas, o que faz dessa a DLC mais longa de toda a franquia. O gameplay é satisfatório, com diversos quebra-cabeças e desafios para serem superados. Contudo, os fãs mais assíduos da saga “Resident Evil”, podem ter dificuldades em aceitar este capítulo como canônico.
Divertido, mas sem novidades narrativas
O debate sobre a essência de “Resident Evil” não é algo novo, mas a discussão sempre retorna a cada novo título lançado. Para os que curtem a franquia pela história, o capítulo “Sombras de Rose” não acrescenta em nada na saga e pode ser facilmente ignorado. O conteúdo deve decepcionar aqueles que esperavam por mais explicações e fechamentos de pontas soltas, principalmente o que diz respeito ao personagem Chris Redfield e as organizações B.S.A.A. e Umbrella.
No geral, o maior atrativo do pacote é a possibilidade de jogar o game principal com a câmera em terceira pessoa, já que a perspectiva original em primeira pessoa desagradava muitos jogadores. O novo modo se mostrou bem elaborado e oferece uma dinâmica diferente para o título. Os que curtem o modo “Mercenaries”, poderão usufruir dos personagens Chris Redfield, Dimitrescu e Heisenberg.
A nova expansão de “Resident Evil Village” está disponível para PC, via Steam, por R$66,90; e PS4, PS5, Xbox One e Series X/S por R$94,90. A resenha completa do game base está disponível aqui: https://www.leiaja.com/tecnologia/2021/05/11/veja-resenha-do-game-resident-evil-village/
Por Alfredo Carvalho