Recife se torna a 1ª capital do Nordeste a ter o sinal 5G

O sinal 5G da TIM já está disponível em todo o território da capital pernambucana

por Jameson Ramos qui, 10/11/2022 - 17:06
João Velozo/LeiaJá Imagens Evento da TIM com a imprensa pernambucana João Velozo/LeiaJá Imagens

A partir desta quinta-feira (10), o Recife se torna a primeira capital do Nordeste e a quarta do Brasil a ter, em todo o seu território, o sinal 5G da TIM. Em coletiva de imprensa, a empresa assegurou que 110 antenas já foram instaladas na cidade e, até o final do ano, esse número deve chegar a 165. Isso é oito vezes mais do que o mínimo obrigatório estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

São antenas conectadas com fibra óptica e backhaul de alta capacidade, o que pode melhorar a experiência dos clientes com a velocidade da rede que pode alcançar taxas superiores a 1 Gbps.

A cobertura deverá se estender não apenas a clientes de planos pós-pagos, mas também de linhas pré. "Recife é uma capital estratégica para TIM porque sempre fomos muito fortes aqui. O 5G da TIM é superior aos nossos competidores e superior ao que o regulador nos pediu para fazer. Estamos com a cobertura abrangente e única na cidade do Recife", destaca o CEO da TIM no Brasil, Alberto Griselli. 

No entanto, é importante destacar que só consegue usufruir da tecnologia as pessoas que tiverem um smartphone compatível com o 5G e estiverem numa área coberta. Ou seja, em Pernambuco, no momento só quem estiver no Recife conseguirá acessar o sinal.

Leonardo Capdeville, vice-presidente da operadora, detalha que a razão pela qual apenas a capital pernambucana irá usufruir, neste primeiro momento, o sinal 5G, é por conta do espectro liberado para uso pela Anatel. "Esse espectro que a gente utiliza para o 5G, ele tem o uso tanto comercial como também por outras transmissões via satélite, mas também para a TV. Então existe um trabalho que a Anatel tem que fazer junto com o órgão responsável que chama Gaispi, que vai fazendo a limpeza do espectro e, a medida que ela vai liberando o espectro, as operadoras podem começar a operar”, fala Capdeville.

A limpeza de espectro consiste em retirar canais de TV aberta transmitida por satélite. No momento, apenas as capitais estão “limpas”. 

Além do Recife, as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro também já contam com tecnologia de quinta geração em todos os bairros. A TIM destaca que as demais capitais do Nordeste também estão com o sinal 5G da TIM em áreas específicas e com planos de expansão em andamento. 

Com a tecnologia de quinta geração ativa no Recife desde o dia 5 de setembro, Griselli assegura que cerca de 10% do total de tráfego de dados nas localidades cobertas já estão usando o 5G. "Registramos picos superiores a 1Gbps (gigabytes por segundo). Com essa velocidade, o cliente consegue, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos ou baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente”, explica.  

Sai na frente quem tem mais poder aquisitivo

Fábio Avelar, vice-presidente comercial da TIM, reconhece que a penetração do 5G no Brasil deve acontecer aos poucos, já que os aparelhos que suportam a tecnologia são mais caros do que os 4G. No momento, apenas 7% dos clientes da TIM desfrutam da rede mais veloz disponível. 

Avelar assegura que estão tentando negociar os melhores preços com empresas como Motorola, Samsung e Apple para que possam conseguir os menores valores e repassar para os clientes. "Adicionalmente a isso, o que a gente faz é oferecer de nossa parte o que a gente chama de subsídio, que é dar descontos para favorecer o acesso da população. Há um esforço de toda a indústria de fazer com que a queda de custo de fabricação, produção e disponibilização para o cliente final seja o mais acelerado possível", pontua.

COMENTÁRIOS dos leitores