EA abandona projeto de novo jogo de Alice

Notícia foi divulgada pela empresa nesta segunda-feira (10)

seg, 10/04/2023 - 18:31
Foto/Reprodução: Alice: Madness Returns - EA Games Foto/Reprodução: Alice: Madness Returns - EA Games

O jogo de terror inspirado em Alice no País das Maravilhas recebeu uma má notícia nesta segunda-feira (10). Um terceiro título estava em desenvolvimento, mas o criador acabou de revelar que a EA Games desistiu da ideia de fazer um novo.

American McGee, desenvolvedor de Doom e de ambos os jogos de plataforma inspirados no clássico livro de Lewis Carroll, explicou que levou o projeto de um terceiro game para a EA, publicadora de American Mcgee’s Alice (2000) e Alice: Madness Returns (2011).

O novo título se chamaria Alice: Asylum, e McGee queria tanto desenvolver o jogo com a publicadora, ou pelo menos conseguir os direitos para tentar levantar o dinheiro sozinho, seja com outra empresa ou através de financiamento coletivo. A resposta não foi positiva:

“Após várias semanas em análise, a EA respondeu quanto a financiar e/ou licenciar Alice: Asylum. Na questão do financiamento, eles decidiram passar o projeto por conta de uma análise interna da franquia, das condições de mercado, e os detalhes da proposta de produção.

Quanto ao licenciamento, me responderam que Alice é parte importante do catálogo geral da EA, e que a venda ou licenciamento dos direitos não são algo que estão preparados para fazer agora. Com essas respostas, não há nenhum outro jeito de continuar com o projeto.”

O esforço de tirar um terceiro game do papel surgiu do próprio criador, que inicialmente abriu um Patreon para arrecadar fundos para preparar uma proposta. O resultado foi um documento de design de mais de 400 páginas, detalhando trama, ambientação e sistemas de Alice: Asylum. Foi esse documento que foi enviado para a EA, mas nem mesmo isso foi capaz de despertar o interesse dos executivos pela conclusão da trilogia.

A resposta, inclusive, deixou American McGee bastante amargo. O desenvolvedor afirmou que não sabe como continuar, e revelou que não quer contato com a franquia nem se a EA mudar de ideia no futuro:

“Já não tenho mais ideias ou energia sobrando para tentar emplacar outro jogo de Alice. E nem tenho interesse em buscar outras ideias de jogos dentro do atual ambiente de desenvolvimento de jogos. 

Se alguém conseguir convencer a EA a fazer Asylum, quero esclarecer que, daqui em diante, não tenho desejo algum de me envolver com isso e nem qualquer outro projeto de Alice.”

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores