‘Sonic Origins Plus’ deixa um gosto amargo para os fãs

Coleção reúne os principais jogos do ouriço lançados para o console Mega Drive e Sega CD, mas peca na adição de outros conteúdos

qui, 06/07/2023 - 15:17
Divulgação Divulgação

A coletânea “Sonic Origins Plus” foi lançada com o intuito de celebrar o popular mascote da Sega, que nos 1990, foi um dos únicos a conseguir rivalizar com o Super Mario da Nintendo. O conteúdo principal fica por conta das versões remasterizadas de “Sonic the Hedgehog” (1991), “Sonic the Hedgehog 2” (1992), “Sonic CD” (1993) e “Sonic 3 & Knuckles” (1994), lançados originalmente para os consoles Mega Drive e Sega CD. O LeiaJá teve a oportunidade de testar a coleção na versão de Playstation 5.

Os jogos principais oferecem algumas melhorias, entre elas, uma tela com proporção de 16:9, diferente dos originais que eram em 4:3; desempenho a 60 quadros por segundo; além de algumas adições ao gameplay, como a habilidade spin dash, que agora pode ser utilizada no primeiro título do ouriço. No total, a jogabilidade segue a mesma fórmula que consagrou o Sonic nos anos 1990.

Um dos grandes destaques de “Sonic Origins Plus” são as animações que aparecem no início e final de cada um dos games. Estas cenas ajudam a explicar alguns detalhes da história, que no passado, ficaram restritos aos manuais dos cartuchos.

Outra novidade, é que agora é possível jogar qualquer um dos quatro games com outros personagens da franquia, algo que até então, só era possível em “Sonic 3 & Knuckles”. Desta forma, ao iniciar um dos títulos, o jogador pode escolher entre os já conhecidos Sonic, Tails e Knuckes, além de Amy Rose, que nunca havia aparecido nos jogos originais.

Embora as opções de personagens sejam um acerto para “Sonic Origins Plus”, a Sega perdeu a oportunidade de adicionar ao elenco os ouriços Mighty the Armadillo e Ray the Flying Squirrel, que marcaram presença na DLC de “Sonic Mania”, lançada em 2018.

Além disso, a Amy Rose que se destaca entre as novidades, peca por possuir animações simplificadas, como por exemplo no final de “Sonic 3 & Knuckles”, onde ela simplesmente corre pelo ar, ao invés de voar como os demais personagens.

Poucas adições e alguns problemas

Além dos quatro jogos principais do ouriço, “Sonic Origins Plus” inclui 12 títulos do console portátil Game Gear (lançado em 1990 pela Sega), são eles: “Sonic the Hedgehog” (1991), “Sonic the Hedgehog 2” (1992), “Sonic Chaos” (1993), “Sonic Blast” (1996), “Sonic Drift” (1991), “Sonic Drift 2” (1995), “Sonic Labyrinth” (1995), “Sonic Spinball” (1993), “Sonic Triple Trouble” (1994), “Tails Adventure” (1995) e “Tails' Skypatrol” (1995).

No entanto, diferente dos títulos de Mega Drive, as versões de Game Gear se tratam de uma emulação, que em diversos momentos apresentam problemas de performance, com alguns travamentos e quedas nos quadros por segundo.

Outro ponto que pode decepcionar os fãs, é fato de a Sega ter optado por colocar os jogos 8 bits na versão de Game Gear, ao invés de utilizar as versões do Master System, que contam com uma proporção de tela maior e ficariam visualmente mais atrativos nos formatos atuais de televisores.

“Sonic Origins Plus” também peca em não disponibilizar o game “Sonic 3D Blast”, lançado para o Mega Drive em 1996, que embora não seja um título muito elogiado pelos fãs, ele também fez parte da história do ouriço e poderia complementar a coletânea, que tem como intuito comemorar o legado do mascote da Sega.

Na tela de menu da coletânea, é possível visualizar algumas ilhas e personagens tridimensionais da franquia, além de uma galeria com diversas artes, que podem ser desbloqueadas com as moedas adquiridas ao longo do gameplay. Contudo, os fãs mais assíduos do personagem sentirão falta de outros conteúdos, como por exemplo, as páginas da História em Quadrinho (HQ) oficial do Sonic, lançada em 1993 pela editora Archie Comics.

“Sonic Origins Plus” é uma coletânea que pode agradar aqueles que desejam jogar os clássicos do Mega Drive, mas não oferece muitos conteúdos adicionais, o que pode deixar um gosto amargo para os fãs de longa data do ouriço. O pacote está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC por R$209,99.

Colaboração de Alfredo Carvalho para o LeiaJá

COMENTÁRIOS dos leitores