Oficina de robótica agita último dia do Rec’n’Play
Espaço aberto para todas as idades ensina conceitos básicos e manipulação de software
Os fãs e curiosos da informática aproveitaram a manhã deste sábado (21) para participar da oficina de introdução à robótica, na Arena de Robôs, localizada na avenida Rio Branco, no bairro do Recife. A agenda faz parte da programação oficial do Rec’n’Play 2023, evento voltado para tecnologia e empreendedorismo na capital pernambucana.
Segundo a coordenadora da Arena de Robôs, Malu Vasconcelos, a oficina busca ensinar o público a como manipular o Arduino, microcomputador que serve como base para construir robôs. “Para a gente basta a curiosidade e a vontade. Eu vi várias pessoas que nunca teriam contato com a tecnologia feito a gente tá tendo aqui”, comentou.
Microcomputador Arduino. Foto: Rachel Andrade/LeiaJá
A oficina é facilitada pelo Cesar School, instituição de ensino de tecnologias. Os instrutores e monitores explicam que os participantes terão a possibilidade de entender o funcionamento e montagem de comandos para diversas funções, como para instalar um sensor de movimento na garagem de casa, por exemplo.
Conhecimento para o futuro
Entre os participantes da oficina estão estudantes da Escola Estadual Guedes Alcoforado, no bairro do Varadouro, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, que foram estimulados pelo professor da disciplina a comparecer. Renato, Stefany, Ana Letícia e Jonas Victor já sabem, desde cedo, a importância de aprender robótica, visando o futuro. “Agrega muito no nosso currículo de trabalho também, a gente ter uma formação, para quando chegar lá na frente a gente ter uma ideia do que fazer”, reflete Ana Letícia.
Da esquerda para a direita: Renato, Stefany, Ana Letícia e Jonas. Foto: Rachel Andrade/LeiaJá
“Eu acho importante para desenvolver esse conhecimento da tecnologia, para ter consciência da computação”, comentou Renato.
“A importância de saber informática, computação, já que a gente é novo nisso, não sabe como mexe, é bom aprender coisas novas”, complementou Jonas, que pretende seguir carreira profissional na área de tecnologia.