Semana promove a inclusão de Pessoa com Deficiência

Programação quer provocar uma reflexão do ponto de vista socioescolar

por Anderson Souza dom, 21/08/2011 - 18:58
Divulgação Peças, livros e filmes serão explorados pedagogicamente, durante as atividades Divulgação

Uma semana totalmente voltada para a inclusão socioescolar de pessoas com deficiência vai acontecer entre os dias 21 e 28 de agosto, com uma programação especial organizada pela Prefeitura do Recife. Oficialmente, a abertura vai acontecer nesta segunda-feira (22), quando pela manhã a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Gerência de Educação Especial da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente (GEE/DGEFD), inicia uma série de açõesnas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.
 
Até a sexta-feira (26), serão desenvolvidas atividades em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, priorizando as diversas linguagens da comunicação e expressão, como produção de texto, desenho, pintura, modelagem, teatro, dança, música, jogos, brincadeiras, entre outros. Todas estas ações têm a finalidade de gerar reflexões sobre a inclusão socioescolar de pessoas com deficiência.

Professores do GEE e as demais gerências da DGEFD viabilizam o acesso a experiências de ações inclusivas, usando recursos pedagógicos ao orientar sobre a temática através de filmes, peça e  livros, entre outros.

Algumas dicas da programação:

No centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite, vai haver;
- Exposição de Artes Visuais, com desenhos realizados pelos estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação (NAAH/S).
 - Oficina de Desenho, sob a orientação do Professor Ângelo Meyer, com o Tema “Desenho de Humor”, das 09h às 10h30.
 - Oficina de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), direcionada a 30 estudantes do 1º Ano do 2º Ciclo, das 14h às 15h30, com as educadoras Keyla Maria e Kilma Coutinho.
    
Nas escolas da Rede municipal:
- Os educandos com deficiência irão criar e apresentar seus trabalhos, a partir de suas habilidades. Depois os trabalhos serão encaminhados à Gerência de Educação Especial para leitura e avaliação da equipe técnica e poderão ser socializados em futuras formações e tudo será registrado pelos dirigentes das escolas através de fotografias, filmagens, produções textuais ou artísticas.
 
No Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire:
- Exibirção de filmes, na terça-feira (23), às 19h, para 50 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Reitor João Alfredo e Sede da Sabedoria (RPA 01).
- Na quarta-feira (24), o Centro promoverá das 14h às 18h, uma Mesa Redonda com pessoas com deficiência, inseridas no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS dos leitores