Confira todos os detalhes sobre o Enem

por Dulce Mesquita sex, 21/10/2011 - 10:41 Atualizado em: qui, 24/11/2011 - 06:35

Neste sábado (22) e domingo (23), cerca de 5,4 milhões de pessoas irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Pernambuco são 268.960 estudantes. No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e da natureza (química, física e biologia). Já no domingo, será a vez das questões de matemática, linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e da redação.

O Ministério da Educação recomenda que os estudantes cheguem aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Na Região Metropolitana do Recife, a frota de ônibus será reforçada. Na preparação para as provas, o estudante deve cuidar da alimentação e dormir bem.

HORÁRIO
As provas começam às 13h (horário de Brasília). Como Pernambuco não aderiu ao horário de verão, assim como a maioria dos estados do Nordeste, as provas serão aplicadas a partir das 12h. Nos locais de prova, os portões serão abertos às 11h. No sábado, os estudantes terão 4h30 para responder às questões. No domingo, a duração será de 5h30.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO
O documento contém informações como o número da inscrição, local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do ensino médio. Quem não recebeu o documento em casa, poderá visualizar e imprimir na página do Inep. Basta informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

DOCUMENTAÇÃO
O estudante precisará portar um documento de identificação com foto. Não só a Identidade será aceita, mas outros documentos também poderão ser apresentados: carteira de trabalho e previdência social, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação (com foto), além da identidade fornecida por ordens ou conselhos de classe (que por lei tenham validade como documento de identificação) ou expedida pelo Ministério das Relações Exteriores (para estrangeiros). Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O QUE PODE LEVAR
 - Canetas esferográficas de cor preta. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas;
- Água;
- Lanche.
 
O QUE NÃO PODE LEVAR
Lápis, borracha, lapiseira, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, como celulares, câmeras, gravadores, calculadoras, relógios, agendas digitais, entre outros. Os candidatos que portarem quaisquer desses materiais deverão depositá-los na embalagem porta objetos que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da carteira.

SAIR DA SALA
Os candidatos só poderão deixar as salas de prova duas horas após o início do exame. Os três últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos.

CADERNO DE QUESTÕES
Antes de iniciar as provas, o candidato deve verificar se o número de questões corresponde ao mesmo indicado no cartão de respostas. Qualquer divergência deve ser avisada aos fiscais. O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção. Só podem levar os cadernos de questões, os alunos que saírem nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

RESULTADO
O Ministério da Educação publicará as provas no site do Inep até às 20h de terça-feira (25). Já os gabaritos serão divulgados até a quarta-feira (26). Os candidatos só poderão acessar as notas individuais a partir do dia 4 de janeiro de 2012.

COMENTÁRIOS dos leitores