Provas do 1º dia do Enem foram fáceis, comentam candidatos

Logo mais, os professores do Colégio BJ irão comentar as provas

por Dulce Mesquita sab, 22/10/2011 - 16:13

Estudantes de todo o Brasil estão considerando fácil o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sábado (22), eles fizeram as provas de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e ciências da natureza (física, química e biologia).

“Achei fácil. Quem estudou o ano inteiro vai se sair bem. Em comparação ao ano passado, foi bem mais tranquilo”, considerou Fabiana Maria da Silva, 22, que pretende cursar pedagogia. Mais uma vez, as provas estavam contextualizadas com temas da atualidade. "A prova de geografia estava mais fácil porque era mais de conhecimentos gerais. Lendo o jornal já dava para saber as respostas de algumas questões", disse Beatriz Junqueira, 18, do Rio de Janeiro. Para o estudante carioca David Richard, de 16 anos, que pretende obter vaga em engenharia mecatrônica, as perguntas de ciências estavam mais difíceis. "Mas só tive dificuldade em umas três ou quatro questões. Foi tranquilo", comentou.

No Paraná, a avaliação também foi positiva. "Achei que estava fácil", disse Daniela Guedes, de 18 anos. Ela quer entrar na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em administração, curso para o qual já está aprovada nos vestibulares da própria PUC e da Universidade Positivo. Mesmo que não passe na federal, ela espera que a nota do Enem ajude a abater a mensalidade em outra faculdade. Apesar de não ter observado nenhum problema, ela acentuou que estava com medo. "É uma prova cansativa e fiquei com medo de ter que realizar tudo de novo", afirmou.

No Recife, os primeiros candidatos a deixarem os locais de prova também tiveram facilidade, por estarem em ritmo intenso de estudo. “Achei a prova fácil, apesar dos textos cansativos. Se o aluno tiver atenção aos enunciados vai perceber que, muitas vezes, a resposta já está na questão”, frisou Fernanda Lima, 16, que vai fazer vestibular para jornalismo.

Cristiane Barros, de 32 anos, do Rio de Janeiro, também foi uma das primeiras a acabar a prova. Ela contou que já tinha preenchido todas as questões três minutos antes do prazo mínimo para deixar a sala onde foi aplicado o exame - a partir das 15h. "No início, eu fiquei um pouco nervosa, mas depois eu comecei a ler as perguntas com calma e vi que a maioria já tinha sido dada pelo professor em sala de aula", disse ela, que tenta uma vaga em psicologia e que também sentiu dificuldade nas provas de química e biologia.

Logo mais, os LeiaJá irá veicular comentários dos professores sobre o primeiro dia de provas do Enem.

*Com informações da Agência Estado e Agência Brasil.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores