Governo lança programa de acesso ao ensino técnico
Os alunos devem se inscrever entre os dias 21 e 25 de novembro no site da Secretaria de Educação
Sob olhares atentos alguns alunos da rede estadual e da imprensa, o governador Eduardo Campos e o secretário de Educação Anderson Gomes lançaram hoje (18), no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). O projeto visa minimizar a falta de mão de mão de obra especializada com o apoio do Senai, Senac, IFPE e Secretaria de Educação do Estado.
Cerca de 6.897 alunos do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Travessia de 24 municipios do Estado vão poder participar de 85 cursos de qualificação. As áreas ofertadas são para: auxiliar de cozinha, agente de informações turísticas, mecânico de manutenção em máquinas industriais, manutenção de motocicletas, padeiro, pedreiros de alvenaria, montagem e manutenção de computadores.
O secretário de Educação Anderson Gomes falou da importância do programa para o Estado. “A educação profissional, por meio do Pronatec, permite que estudantes e trabalhadores possam ter a oportunidade de ter o ensino técnico ou educação profissional de qualidade. Ele já começa gerando quase sete mil oportunidades”, disse.
Os alunos que se interessam em participar do Pronatec devem se inscrever, entre 21 e 25 de novembro, em uma das cem escolas dos seguintes municípios: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ouricuri, Passira, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Toritama, Triunfo e Vitória de Santo Antão.
A seleção deve ser feita de acordo com a ordem de inscrição, ou seja, os primeiros que se inscreverem ficam com as vagas. A lista com os cursos e escolas disponíveis se encontra no site da Secretaria de Educação. A matrícula definitiva acontecerá de 28 de novembro a 2 de dezembro nas instituições que ministrarão os cursos. Os selecionados devem levar CPF, carteira de identidade, duas fotos 3X4, comprovante de residência e documento comprobatório de que faz parte do público-alvo do Pronatec (comprovante de matrícula na rede estadual de ensino). O início das aulas está previsto para 5 de dezembro.
“Temos que buscar a universialização como direito da cidadania brasileira. Mas Também temos que buscar a qualidade do ensino público. Não ensinar apenas matérias comuns, mas a pensar como a reduzir as desigualdades no Brasil”, salientou o governador. A expectativa é de que, até 2014, sejam oferecidas cerca de 60 mil vagas.
O programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, formentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica, contribuir para melhoria da qualidade de ensino médio público por meio da educação profissional.
TECNOLOGIA – Durante o lançamento do Pronatec, foram assinados dois projetos de lei que beneficiam os estudantes de Pernambuco. O primeiro foi para garantir o abono para aquisição de computadores para escolas do Estado. O segundo foi o Projeto Aluno Conectado, que firma o compromisso na compra de tablets para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede estadual.
Os equipamentos serão doados entre março e julho de 2012 e vai beneficiar 170 mil estudantes, representando um investimento de R$ 170 milhões. A expectativa é tornar o processo de ensino-aprendizado mais dinâmico no ensino médio. Os tablets contarão com softwares educativos e livros escolares em formato digital. “A escola não deve só formar o cidadão em matérias comuns. Deve formar um cidadão independente para ter como se sustentar e não depender de ninguém. Por isso a escola pública precisa sofrer mudanças. Isso vaii ajudar não só o aluno, mas a inclusão digital da família também", frisou Eduardo Campos.
À princípio, os equipamentos serão concedidos aos estudantes em regime de empréstimo, enquanto estiverem matriculados no ensino médio estadual. Aqueles, entretanto, que alcançarem a aprovação no 3º do ensino médio não vão precisar devolver os tablets. Eles receberão, ao final do curso, um termo de doação do equipamento.
Neste sábado (19), o Governo do Estado irá publicar o edital do processo licitatório para o fornecimento dos tablets. O edital estará disponível do site da Secretaria de Educação.