Estudantes aprovam exames e temas da redação da UPE

por Nathan Santos dom, 04/12/2011 - 11:35
Danilo Bezerra / LeiaJá Imagens

Certeza de uma boa prova e otimismo. Assim estavam muitos feras após a saída do primeiro dia de prova do vestibular tradicional 2012 de Universidade de Pernambuco (UPE). Língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol) e redação foram as provas deste domingo (4).

Ricardo Ramon Barbosa, 17 anos, que tenta uma vaga no curso de engenharia, apontou inglês como a prova mais fácil do primeiro dia. “A prova num todo foi fácil, principalmente inglês. Os temas da redação foram ótimos. Eu escolhi falar sobre o alcoolismo. Este é um assunto corriqueiro na sociedade”, disse. A candidata Rafaela Leite, 20, que está fazendo o processo seletivo pela terceira vez para o concorrido curso de medicina, também aprovou as provas. “Eu achei bem tranquilas, porque deu para interpretar com consciência. Na redação, eu preferi escrever sobre o tema sobre a construção da identidade no mundo globalizado. Eu destaquei a questão das pessoas que não têm identidade própria e só se espelham em atitudes de outras”.

A objetividade da prova de redação surpreendeu os estudantes, que gostaram da mudança. “Normalmente a prova de redação é bem subjetiva, mas, neste vestibular foi diferente, o tema foi muito objetivo. Gostei”, disse Mariana Muniz, 17. Os temas da redação foram os seguintes: "Alcolismo - um problema familiar ou social?" e "A construção da identidade num mundo globalizado".

Outros feras, no momento da saída, mesmo com a mente ainda voltada para as provas deste domingo, já comentavam sobre a expectativa para a segunda-feira. Foi o caso de Mayara Victória, 17, que presta vestibular para administração. “Exatas serão muito mais complicadas, pois prefiro a áreas de humanas”, frisou ela. Nesta segunda-feira, o processo seletivo terá as provas de matemática, geografia, filosofia e biologia. Na terça-feira, as provas serão de história, química, física e sociologia.

COMENTÁRIOS dos leitores