Capes anuncia editais de intercâmbio na Holanda

Inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março pelo site da Capes

por Nathan Santos qui, 05/01/2012 - 19:48

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, nesta quinta-feira (5), dois editais de intercâmbio entre o Brasil e a Holanda. Os programas são o Capes/Nuffic e o Branetec.

O primeiro tem por objetivo selecionar projetos intercalados de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com um foco principal nas áreas de ciências biológicas, engenharias, ciências médicas (ciências da saúde), ciências agrícolas, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e artes. A prioridade fica por conta do intercâmbio científico entre instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Os interessados em concorrer com algum trabalho devem ter a proposta vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, além de contemplar a formação e intercâmbio de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas. A duração de financiamento dos projetos será de dois anos. Os trabalhos devem ser realizados dentro deste período, mas poderão existir prorrogação pelo mesmo tempo.

No programa Branetec, a intenção é apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias, exclusivamente em nível de graduação, objetivando o intercâmbio acadêmico no Brasil e na Holanda, além de promover uma aproximação dês estruturas curriculares. As propostas devem abranger, por obrigação, uma das seguintes áreas: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra: física, química, biologia e geociências; ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias de engenharia construtiva; formação de tecnólogos.

As inscrições não têm custo e devem ser realizadas até o dia 20 de março, pelo endereço eletrônico da Capes. Os benefícios para as propostas selecionadas serão missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.

COMENTÁRIOS dos leitores