ABA oferece 50 bolsas integrais para curso de inglês

Os alunos devem ser estudantes da rede pública de ensino e ter entre 14 e 16 anos

por Alexandra Gappo qui, 16/02/2012 - 16:00

O Instituto Brasil América (ABA) em parceria com o Governo Americano criou o Programa Acesso ao Futuro, que oferece a alunos de rede pública de ensino, formação em Língua Inglesa. São oferecidas 50 bolsas integrais para o curso de inglês. Os interessados devem ter entre 14 e 16 anos e ter os seguintes requisitos: Estar matriculado no 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista; ter excelente rendimento escolar; perfil de liderança, iniciativa, bom relacionamento com os colegas e comunidade e interesse em realizar atividades de voluntariado em sua comunidade.

O programa é destinado a alunos que não tenham nenhum conhecimento em inglês ou conhecimento mínimo da língua. O curso tem duração de dois anos e serão financiados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Além de das aulas regulares, os alunos também participarão de atividades culturais, programas de imersão e atividades online desenvolvidos pelo Consulado Norte-Americano. O material didático gratuito e auxílio transporte estão entre os benefícios da bolsa. 

Os alunos interessados devem se comprometer a cumprir integralmente todas as atividades do programa durante os dois anos de duração - março 2012 a dezembro 2013. As aulas irão acontecer na unidade de Boa Viagem da ABA com turmas nos dias de segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h45; sextas-feiras, das 14h às 16h45, e sábados, das 9h às 11h45. 

Para inscrição faz-se necessário que o aluno entregue o formulário de inscrição preenchido - que está disponível no site da ABA; o formulário de recomendação por um professor que tenha acompanhado o aluno por pelo menos 1 (um) ano; a cópia do documento de identidade (RG); a ficha 18 - histórico escolar do ensino fundamental com excelente rendimento (média acima de 8,0); o comprovante de matrícula referente ao ano 2012; o comprovante de rendimentos dos responsáveis (ex.: imposto de renda, contra-cheques, etc); cópia do demonstrativo da última conta de energia (parte interna da conta); e carta do aluno respondendo à seguinte pergunta: Por que você quer fazer parte do Programa ‘Acesso ao Futuro'? A carta deve ser manuscrita e possuir até 30 linhas. 

Os documentos devem ser entregues na ABA Aflitos, que fica localizada na avenida Rosa e Silva, 1510, no bairro dos Aflitos, até 24 de fevereiro. Só serão aceitas inscrições completas (com todos os documentos acima listados).

Desde a criação em 2004, o Programa Acesso ao Futuro já contemplou mais de 44.000, sendo provenientes de 55 países. No Brasil, ele teve início em 2008 e Recife foi uma das cidades contempladas com o Programa.

COMENTÁRIOS dos leitores