Alunos brasileiros serão avaliados pelo Pisa

Provas escritas de leitura, matemática e ciências farão parte do programa

por Nathan Santos sab, 10/03/2012 - 14:59

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa sexta-feira (9) a realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). De acordo com o MEC, estudantes de 15 a 16 anos de idade, de 902 escolas públicas e particulares, das 27 unidades da Federação, participarão de 2 a 31 de maio do programa. O processo de avaliação será composto por provas escritas de leitura, matemática e ciências. Parte dos estudantes ainda responderá testes eletrônicos de leitura e resolução de problemas matemáticos.

Segundo o Ministério, 902 escolas foram selecionadas para representar o Brasil no exame internacional. As instituições de ensino são oriundas de áreas urbanas e do campo, de capitais e de cidades do interior, dos 26 estados e do Distrito Federal. A regra do Pisa diz que podem participar do exame alunos nascidos no ano de 1996, que estejam cursando do sétimo ao nono ano do ensino fundamental ou de qualquer sério do ensino médio. O MEC afirma que a amostra brasileira terá 25,7 mil alunos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que é responsável pela coordenação do Pisa no Brasil, a previsão é que o programa custará R$ 2,8 milhões. Várias ações receberão apoio financeiro frutos dos recursos, como por exemplo, seleção e treinamento de recursos humanos, infraestrutura e de treinamento, digitalização das provas, entre outras atividades.

O MEC explica que a cada edição do Pisa, que ocorre de três em três meses, o enfoque é sobre uma das áreas de conhecimentos avaliadas. Este ano, será a vez da matemática.

Dados do MEC - Segundo informações do MEC, no período do ano de 2000 a 2009, o Brasil aparece entre os três países que mais evoluíram no Pisa, conforma o boletim da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde), divulgado no ano de 2010. A educação brasileira evoluiu 33 pontos, no entanto, foi superada pelo Chile, que teve crescimento de 37 pontos, além de Luxemburgo, com avanço de 38 pontos.

O ministério também informa que os dados da Ocde relativos ao Brasil mostram que, no ano de2000, a média nacional das notas em leitura, matemática e ciências era de 368 pontos, e em 2009, a média subiu para 401 pontos. De acordo com a tabela geral da Ocde, o Brasil ocupa a 53ª posição. A avaliação de 2009 foi realizada em 65 países, 34 deles da Ocde. Participaram das provas 470 mil estudantes, onde desses, 20 mil eram brasileiros.

*Com informações do portal do MEC.

COMENTÁRIOS dos leitores