Mais de 60 mil servidores escolares devem ser capacitados

Cursos serão promovidos por institutos federais de educação, ciência e tecnologia

por Nathan Santos sex, 27/04/2012 - 14:00

Para este ano, institutos federais de educação, ciência e tecnologia devem oferecer 66 mil vagas em cursos técnicos à distância. O público alvo das oportunidades são funcionários das redes estaduais e municipais de educação.

De acordo com do Ministério da Educação (MEC), as primeiras turmas serão abertas no próximo mês de maio, no entanto, apenas para os estados de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e Paraná. A partir do mês de agosto, a pretensão do ministério é abrir mais 54 mil vagas para outros estados.



Algumas das atividades da formação são alimentação escolar, multimeios didáticos, secretaria escolar e infraestrutura escolar. Os cursos fazem parte do eixo tecnológico de apoio educacional, possuindo carga horária de 1,2 mil horas. Poderão participar das aulas servidores do quadro efetivo estadual ou municipal. Eles devem estar efetivados na escola, desempenhando a função relacionada ao curso que deseja fazer. Além disso, os candidatos devem ter finalizado o ensino médio. 

Para participar, os interessados devem entrar em contato com as secretarias estaduais ou municipais nas quais estão vinculados. Os órgãos terão a responsabilidade de encaminhar os participantes aos institutos federais que vão oferecer as aulas.



Conheça os cursos

Mais Alimentação escolar - Os participantes serão qualificados para preparar a alimentação escolar dos estudantes, de acordo com o cardápio e orientações oriundas de nutricionistas, ntre outras atividades.

Multimeios didáticos - O curso será direcionado a funcionários que promovem a mediação entre recursos tecnológicos e prática educativa escolar. Segundo o MEC, o técnico em multimeios didáticos é responsável por indicar novos recursos tecnológicos para a ampliação, armazenamento e atualização do acervo multimidiático da escola.

Secretaria escolar - A função é responsável pela gestão escolar, organizando registros escolares e efetivando matrículas e transferência de estudantes.



Infraestrutura escolar -  Segundo o MEC, o servidor atuará na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos escolares, além de auxiliar na preservação do ambiente intra e extraescolar.



COMENTÁRIOS dos leitores