Abrindo as portas para o profissionalismo

Neste sábado é comemorado o Dia do Porteiro, que além de desempenhar a profissão, são grandes amigos

por Nathan Santos sab, 09/06/2012 - 10:03
Nathan Santos/LeiaJáImagens Jurandir é porteiro há mais de 20 anos Nathan Santos/LeiaJáImagens

Seja em prédios, empresas ou escolas, existem profissionais que geralmente são figuras queridas pelas pessoas que convivem com eles. Um exemplo desses são os porteiros, que não só desempenham a função de controlar a entrada e saída das pessoas nos locais, mas também, constroem laços de amizade e respeito com todos que estão ao seu redor. Neste sábado (9), é comemorado o Dia do Porteiro, um profissional que às vezes passa despercebido por alguns, mas, que são bem importantes no convívio de muitas pessoas.

Na Escola Madre de Deus, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o porteiro Jurandir Praxides atua há mais de 20 anos na função, e com todo esse tempo de trabalho, ele já conquistou o respeito e o carinho de professores, alunos, pais e funcionários. “Entrei na escola trabalhando com serviços gerais, e depois fui trabalhar como porteiro. Tenho mais responsabilidade porque eu tenho que cuidar da porta, da entrada e saída das pessoas. A minha preocupação é grande também com a travessia das crianças, quando têm que sair de uma unidade da escola para outra”, conta Jurandir.

Jurandir afirma que sempre teve o respeito dos alunos. “Eles me respeitam porque eu também dou respeito. Procuro conversar com eles, porque dialogar, é sempre bom. Só que tem alguns que acabam fazendo algumas coisas erradas, aí eu converso também e tudo se resolve”, comenta o porteiro.

A relação do profissional com os pais dos alunos também é muito boa, e alguns pedem que Jurandir preste atenção no que os garotos aprontam. “Quando fazem algo errado, eu falo para os pais, mesmo assim, os alunos nunca reclamaram”, diz o porteiro sorrindo. O bom humor também é característica de Jurandir. “Respeito, responsabilidade e principalmente o bom humor são características importantes de um porteiro. Quando você está de cara feita não passa uma boa imagem para ninguém”.

Dono do portão e um grande amigo - A supervisora da escola, Sara Furtado, descreve Jurandir com várias qualidades. “Não é só um porteiro, ele é um grande amigo. Nós dizemos que ele é o 'dono do portão'. Jurandir é muito respeitado e adorado por todos os alunos, além de desenvolver o seu trabalho e ser extremamente carinhoso”, relata.

A professora Carol Castro é outra que elogia o trabalho e a pessoa do porteiro. “Ele é muito responsável e sempre trata a gente muito bem. Ajuda na segurança e controla muito bem a entrada da escola”, comenta a professora.

COMENTÁRIOS dos leitores