Mais brasileiros estudando no exterior

MEC diz que já há aproximadamente sete mil estudantes "canarinhos" em países estrangeiros

por Nathan Santos seg, 16/07/2012 - 17:12
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Objetivo do programa Ciências sem Fronteiras é oferecer mais de 100 mil bolsas de graduação e pós-graduação até o ano de 2015 Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Dados do Ministério da Educação (MEC) apontam que o Programa Ciências sem Fronteiras já colocou quase sete mil estudantes brasileiros no exterior, em universidades de excelência, como bolsistas do programa. De acordo com o site oficial do MEC, no mês de setembro do ano passado, mais 12 mil alunos viajaram para o exterior, na intenção de fazer um ano de graduação. Os cursos estão sendo realizados em instituições da Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido.



A previsão do ministério é que os próximos editais do Ciências sem Fronteiras serão lançados no final deste mês. O objetivo do programa é oferecer mais de 100 mil bolsas de graduação e pós-graduação até o ano de 2015. Dessas, 75 mil serão bancadas pelo próprio governo federal. As restantes serão oriundas de parcerias com iniciativas privada. 



“Não tenho dúvida de que esse programa vai abrir um novo capítulo na história da educação brasileira”, comenta o ministro da educação, Aloizio Mercadante, segundo informações do site oficial do MEC.

COMENTÁRIOS dos leitores