Governador recebe estudantes do FormaSus

Evento reuniu primeiros estudantes contemplados com o programa

por Adriana Luíza sex, 31/08/2012 - 18:05

O governador Eduardo Campos recebeu nesta sexta- feira (31), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, estudantes que foram contemplados com o programa Estadual FormaSus. O  projeto que nasceu da necessidade de regulamentar a contrapartida das instituições privadas à Rede Estadual de Saúde, permite que estudantes da rede estadual possam ingressar em instituições privadas para cursos na área de saúde com bolsas integrais.

Neste semestre, 365 estudantes concorreram em 57 instituições privadas e já em ingressaram nos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, radiologia, técnico de análises clínicas, entre outros. Além dos cursos superiores o FormaSus também contempla cursos técnicos e oferece estágio para as unidades da rede pública de saúde. Atualmente, mais de três mil estudantes de instituições privadas ganham experiência profissional atuando nas UPAs, hospitais e laboratórios do Estado.

Durante seu discurso no Centro de Convenções, o governador destacou que o objetivo do projeto é ampliar a formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda.



“Nós precisamos de vocês para ampliar os serviços públicos de saúde, sobretudo nas UPAs, nos PSFs e nos novos hospitais. Então, agarrem essa oportunidade e lembrem-se que, depois de formados, estarão cuidando das pessoas que mais precisam, dos mais pobres. Cuidem desses pacientes como fossem das suas famílias”, aconselhou Eduardo Campos aos estudantes, de acordo com a assessoria de imprensa.

Neste primeiro momento, 839 candidatos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares concorreram às bolsas do programa. Para o cursos superior, os estudantes foram selecionados através do cadastro feito no programa Universidade para Todos (PROUNI), do Governo Federal, e na relação dos cotistas que fizeram o vestibular 2012 da Universidade de Pernambuco (UPE). Enquanto que os candidatos às vagas de nível técnico precisaram apresentar o histórico escolar na Secretaria Estadual de Saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores