Um estudo que vai ouvir os estudantes

Parceria firmada pelo MEC e o Conselho Federal de Psicologia tem a intenção de enfrentar a violência escolar, como foco no “ouvir os alunos” para a construção de uma boa política pública

por Nathan Santos dom, 23/09/2012 - 16:37
Elza Fiúza/ABr

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal de Psicologia firmaram uma parceria na última sexta-feira (21), em São Paulo, cujo objetivo é enfrentar a violência escolar, como foco no “ouvir os alunos” para a construção de uma boa política pública. De acordo com a Agência Brasil, esse aspecto é apoiado pela professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e psicóloga, Angela Soligo, que realiza pesquisas sobre processos de exclusão na escola.



A ideia da parceria é a realização de um estudo sobre violência nas escolas, elaboração de materiais didáticos e formação de professores para combate aos problemas escolares. O MEC quer discutir temas como enfrentamento às drogas, gravidez precoce, homofobia, racismo, discriminação, bullying e bullying eletrônico (feito por meio das redes sociais).



Segundo a psicóloga “há uma série de conhecimentos que a academia já produziu que não dialogam com as políticas públicas. A pesquisa vai permitir ouvir alunos do país inteiro. Quem faz a política precisa ouvir quem está na outra ponta. A gente ouve pouco o aluno”.

Com informações da Agência Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores