Sebrae lança Feira do Empreendedor em Pernambuco

Serão realizados vários serviços para quem quer se tornar empreendedor ou já é empresário e pretende expandir seu negócio. Previsão é que 25 mil pessoas visitem o evento

por Nathan Santos ter, 02/10/2012 - 17:28
Nathan Santos/LeiaJáImagens Superintendente do Sebrae em Pernambuco, Roberto Castelho Branco (centro da foto), destacou a importância do segmento empreendedor Nathan Santos/LeiaJáImagens

“Pernambuco, um mundo de oportunidades. E todas elas você encontra aqui, na Feira do Empreendedor”. É com esse tema que Recife receberá, do dia 17 a 20 deste mês, a oitava edição da Feira do Empreendedor. Na tarde desta terça-feira (2), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável pela realização do evento em várias cidades brasileiras, lançou a ação em Pernambuco, na sede da instituição no Recife, no bairro da Ilha do Retiro. Na capital pernambucana, a feira será no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Da quarta (17) a sexta-feira (19), o horário será das 10h às 22h; já no sábado (20), das 10h às 20h.



O evento é uma oportunidade para empreendedores e futuros empresários que querem melhorar seus serviços ou almejam se tornar donos dos próprios negócios. Empreendedores Individuais (EI), estudantes universitários e de cursos profissionalizantes, instituições de ensino, micro e pequenos empresários fazem parte do público alvo da ação. Serão mais de 45 horas de programação, que contará com cerca de 380 atividades, dentre elas, cursos, palestras, oficinas, orientação empresarial, consultorias sobre inovações nos negócios de pequeno porte, entre outras. Todas as ações serão gratuitas e a expectativa é que 25 mil pessoas visitem a feira.



No total, a feira terá 160 estandes de diversas instituições, que divulgarão oportunidades de negócios; 13 salões do Sebrae, oferecendo produtos e serviços que poderão ser feitos pelos participantes no próprio evento; além de 22 salas de capacitação, abordando as áreas de oportunidades, empreendedorismo, tecnologia, gastronomia, entre outras, bem como a realização de 16 palestras magnas. Uma das grandes atrações do evento é o expert na área empresarial, empreendedora e de mercado de trabalho, Max Gehringer. Ele conduzirá a palestra de abertura, às 19h, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções.



O investimento na feira foi de R$ 2,3 milhões, e de acordo com o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Roberto Castelo Branco, a previsão de negócios gira em torno de R$ 4,6 milhões. Para Castelo Branco, a ação é um grande oportunidade para que pretende ter destaque no setor empreendedor. “Nós vamos construir uma vitrine para mostrar os nossos projetos. As micro e pequenas empresas são as que melhor pagam no Nordeste e o empreendedorismo é um segmento muito importante para a economia brasileira”, disse o superintendente. “Já batemos a meta de formalização em EI para este ano, com mais de 30 mil novos empreendedores. E vamos oferecer a oportunidade que mais pessoas entrem nesse meio, e tudo isso gratuitamente”, completou Castelo Branco, durante o lançamento da feira.



As inscrições para a oitava edição da Feira do Empreendedor podem ser realizadas através do endereço virtual do evento. Na página eletrônica também é possível encontrar mais detalhes informativos sobre a atividade.

Serviços



A feira terá inúmeros espaços que oferecerão vários serviços para o público. Um desses terá uma atividade chamada de 360 graus, onde haverá palestra, orientação e informação sobre um determinado segmento empresarial, tudo no mesmo local. Também haverá serviços de formalização de EI. Segundo o Sebrae, Pernambuco possui atualmente mais de 130 mil empreendedores individuais.

Outro espaço importante da feira é o Sebrae Institucional. Lá o participante terá a oportunidade de visualizar um mapa de oportunidades empreededoras que existem em Pernambuco. O objetivo é que todos saibam onde os negócios acontecem. A tecnologia também não ficou de fora. O Arena Virtual é um local direcionado a inovação e a tecnologia, com destaque para o empreendedorismo digital.



Sustentabilidade também será discutida na feira, com os “negócios verdes”, ou seja negócios que buscam resultados positivos para com o meio ambiente. Além disso, a economia criativa também terá destaque. “Gastronomia, turismo, moda, música, audiovisual. Essas e outras atividades fazem parte da economia criativa. Nós teremos palestras sobre o tema e ainda faremos um paralelo com a história de Luiz Gonzaga, porque o Rei do Baião foi um grande empreendedor cultural”, explica um dos responsáveis pelo espaço no evento, Eduardo Maciel.

Copa do Mundo



E claro que a Copa do Mundo de 2014 é um assunto certo e de força na Feira do Empreendedor. O objetivo é que os empreendedores e futuros empresários conheçam as oportunidades que o grande evento esportivo trará para o Brasil e principalmente para o Estado.



“Teremos dicas de oportunidades, palestras sobre qualidade no atendimento, e é importante que o público saiba os setores de impacto para a realização da Copa, como por exemplo construção civil, artesanato, comércio, turismo e gastronomia”, relatou a gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae em Pernambuco, Roberta Correia.



Jovens empreendedores



O público jovem também terá atividades exclusivas para ele. O Sebrae promoverá a ação Jovem Empreendedor, no dia 17. Haverá palestras sobre o tema empreendedorismo para estudantes da rede pública de ensino do Estado.



A previsão é que 400 alunos participem da ação. O intuito é incentivar a vontade empreendedora nesses jovens, que atualmente cursam o segundo ou o terceiro ano do ensino médio e têm no universo do empreendedorismo uma chance de ingressar no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS dos leitores