Sebrae divulga estudo sobre Índice de Confiança das MPE

De acordo com a pesquisa, mais de 70% das micro e pequenas empresas têm a expectativa de aumentar o faturamento até o mês de novembro deste ano

por Nathan Santos qua, 17/10/2012 - 21:51
Pablo de Sousa/LUZ Presidente do Sebrae, Luiz Barretto, apresentou dados do estudo nesta quarta-feira (17), em São Paulo Pablo de Sousa/LUZ

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou, nesta quarta-feira, os resultados do Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICMPE). De acordo com o estudo, mais de 70% das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras têm a expectativa de aumentar o faturamento até o mês de novembro deste ano, além disso, 28% tiveram crescimento do faturamento em agosto deste ano, em comparação ao mês anterior. Os números foram apresentados em São Paulo, pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, este é o primeiro estudo nacional sobre a evolução da ocupação nas micro e pequenas empresas. A pesquisa apontou que a maior expectativa de alta no faturamento até novembro foi dos microempreendedores individuais (MEI), com 78%, e as pequenas empresas ficaram com 73% e as micro, com 64%. Por região, o Nordeste brasileiro teve destaque, com 80%.

A partir de agora, o Índice de Confiança será divulgado mensalmente, levando em consideração o desempenho dos empreendimentos no mês anterior, bem como as perspectivas para o trimestre seguinte. De acordo com o Sebrae, o estudo vai funcionar como termômetro da atividade de 99% das empresas brasileiras, que são de micro e pequeno porte.

Através de uma escala de 0 a 200 as respostas fornecidas são medidas, e neste contexto, o ponto “100” é considerado o de equilíbrio. Superior a ele, o resultado é considerado como positivo. Sobre o mês de setembro, o Índice de Confiança está em 122. “É uma expectativa que está embasada no aumento real do faturamento das empresas verificado no mês de agosto. Por isso, estamos confiantes neste crescimento”, avaliou o presidente do Sebrae, em depoimento a Agência Sebrae de Notícias.

*Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

COMENTÁRIOS dos leitores