UNINASSAU lança curso de ciências aeronáuticas

Profissionais que têm formação em ciências aeronáuticas podem escolher por operar na aviação de asa fixa (avião) ou asas rotativas (helicóptero)

por Nathan Santos qui, 07/02/2013 - 18:07
Marcello Casal Jr/ABr Serão abordadas disciplinas como Teoria de Voo para Avião e Helicóptero, Inglês Aeronáutico, Medicina Aeroespecial, Administração de Empresa Aérea, entre outras Marcello Casal Jr/ABr

Pernambuco agora tem uma graduação em ciências aeronáuticas. A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau acaba de lançar o curso, direcionado para quem pretende iniciar a carreira na aviação e para pilotos já experientes que buscam a graduação superior na área de atuação. O intuito da qualificação é atender a atual demanda do mercado. De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aviação brasileira crescerá 10% a mais neste ano, em comparação ao ano passado. O processo seletivo ocorre através do vestibular agendado e as aulas iniciarão após o Carnaval.

Quem tem formação em ciências aeronáuticas pode escolher por operar na aviação de asa fixa (avião) ou asas rotativas (helicóptero). O profissional também pode atuar em áreas de concentração de aviação comercial, executiva, serviço aéreo especializado, linha aérea, gestão de empresa no setor e de segurança de voo, offshore - voos feitos para transporte de pessoas e cargas para as unidades marítimas, entre outros.

Segundo informações da assessoria de comunicação da UNINASSAU, o coordenador do curso, Dino Lincoln explica que esta é a primeira graduação superior na área no Estado, possibilitando assim a formação universitária de forma simultânea em avião e helicóptero. Lincoln também destaca que a localização da qualificação beneficia os alunos, uma vez que Recife tem uma sede da Anac, local onde aeronautas de toda a Região Nordeste participam de provas e atualizações de habilitações. “A cidade ainda abriga o Hospital da Aeronáutica do Recife (HARF), um dos poucos hospitais do Brasil autorizados a expedir o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), exame médico que todo aeronauta precisa revalidar regularmente”, complementa, conforme informações da assessoria.

O curso

A duração do cronograma acadêmico da graduação é de três anos. Serão abordadas disciplinas como Teoria de Voo para Avião e Helicóptero, Inglês Aeronáutico, Medicina Aeroespecial, Administração de Empresa Aérea, entre outras.

De acordo com a UNINASSAU, os docentes que ensinarão no curso são especialistas. Para a realização das aulas práticas, o centro universitário possui convênio com uma escola de aviação na capital pernambucana. Porém, a instituição recomenda que o estudante realize o curso em paralelo à graduação, uma vez que o investimento no curso prático não está incluso nas mensalidades. A UNINASSAU vai disponibilizar simuladores de voo homologados pela Anac.

De olho no mercado – Segundo informações da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), até os próximos 20 anos, o segmento de aviadores precisa de mais de 500 mil novos pilotos para o Brasil. Isso corresponde a um número equivalente a 50 novos profissionais.

Com informações da assessoria de comunicação da UNINASSAU

COMENTÁRIOS dos leitores