Estudantes já podem acessar ferramentas de estudo do Inep

Páginas virtuais são gratuitas

por Nathan Santos qua, 16/10/2013 - 14:31
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Plataformas estão disponíveis na internet Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir desta quarta-feira (16), alunos das redes públicas de ensino do Brasil podem acessar o Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Por meio da ferramenta eletrônica, os estudantes encontram plataformas online gratuitas, compostas por conteúdo didático e testes simuladores de avaliações da educação básica.

A princípio, os alunos podem acessar as plataformas Geekie Games, Portal Ideb e QEdu. A primeira ajuda os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Portal Ideb busca facilitar o acesso a informação sobre o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e o QEdu divulga informações sobre os anos iniciais e finais das redes públicas municipais e estaduais.

Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, as ferramentas virtuais ajudarão no desenvolvimento educacional dos estudantes. “Com a iniciativa, pretendemos ampliar a participação da sociedade nos processos de avaliação educacional realizados pelo instituto. As avaliações são importante instrumento de melhoria da qualidade da educação porque mostram a efetividade dos sistemas de ensino e apontam em quais aspectos podem ser aprimorados ou servir como exemplo de boas práticas”, destaca Costa, conforme informações do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, as plataformas foram escolhidas por meio do Aviso de Chamamento Público nº 2/2013. Foram levados em consideração diversos critérios, tais como abrangência da proposta para a disseminação da cultura da avaliação educacional, os impactos no desenvolvimento das atividades de avaliação e a consonância da proposta à política de educação básica do MEC.

COMENTÁRIOS dos leitores