Rede de educação completa cinco anos

Além de comemorar a marca, MEC anunciou 800 mil vagas em cursos técnicos para estudantes em 2014

por Nathan Santos qua, 11/12/2013 - 18:42
Diego Rocha/MEC O ministro da educação Aloizio Mercadante falou sobre a importância da Rede Diego Rocha/MEC

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica comemora, nesta quarta-feira (11), cinco anos de existência.  Com o objetivo de formar profissionais que possam combinar conhecimentos científicos e tecnológicos com o mundo do trabalho, a rede já chegou a 1 milhão de matrículas em cursos superiores e técnicos, além de uma estrutura com 459 campi distribuídos por todo o Brasil.

A iniciativa foi criada em 2008 e conta com 38 institutos federais. De acordo com o Ministro da Educação (MEC), o ministro Aloizio Mercadante acredita que esses estabelecimentos educacionais são indispensáveis no aumento da produtividade e da competitividade do País. Mercadante ainda diz que além das engenharias e das áreas técnicas, que são as vocações da rede, licenciaturas em matemática, química e física são os cursos em que o Governo Federal espera um forte investimento dos institutos.

Em evento realizado hoje, em Brasília o ministro divulgou que o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferecerá no próximo ano 800 mil vagas. As oportunidades serão disponibilizadas em cursos técnicos para estudantes que tenham finalizado o ensino médio.

No contexto de metas, a Rede Federal visa fechar 2014 com mais de 560 campi concluídos e em plena atividade. Em 2022, a quantidade pode chegar a mil unidades. Para este ano de 2013, o orçamento é de R$ 8 bilhões.

 

COMENTÁRIOS dos leitores