Policial é o profissional menos admirado no Recife
Afirmação é da pesquisa “Percepção sobre Ambiente de Trabalho e Expectativa Profissional”. Professores também estão entre os menos admirados
A profissão de policial é a menos admirada pelos recifenses. É o que constatou a pesquisa “Percepção sobre Ambiente de Trabalho e Expectativa Profissional”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) e divulgada nesta quarta-feira (30). Segundo o levantamento, 7,1% dos entrevistados afirmaram que não têm admiração pelos policiais. As respostas “Nenhuma” e “Outras” ficaram com os maiores percentuais, 32,4% e 17,3%, respectivamente.
Após policial, aparecem como menos admiradas as funções de motorista (2,1%) e coveiro (1,9%). Em seguida, na contramão de que um educador é um importante profissional para o desenvolvimento educacional e social da população, a profissão de professor surgiu como menos admirada, com 1,6% dos entrevistados.
Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), por meio da sua assessoria de comunicação, não se posicionou sobre a pesquisa, no que diz respeito aos policiais.
A representante da Secretaria Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Séphora Freitas, afirma que o resultado do levantamento é reflexo da atual “situação dos professores”. “Eu avalio que isso é reflexo da desvalorização que o professor vem passando. São condições precárias de trabalho e salários baixos. Isso tudo desmotiva o professor e a própria juventude está muito desmotivada com a educação”, explicou Séphora.
De acordo com a integrante do Sintepe, o poder público é o principal responsável pela desvalorização dos docentes. “É claro que os governantes têm culpa. O professor hoje tem péssimas condições de trabalho. São salas lotadas e existe um nível alto de pessoas doentes. O professor é a verdadeira vítima. Em Pernambuco, por exemplo, nós temos o pior salário do Brasil”, concluiu.
Segundo o coordenador da pesquisa, Djalma Silva Guimarães, o estudo não recebeu dos entrevistados argumentos que justifiquem as respostas. "A gente pergunta de forma direta", comenta. Para Guimarães, o levantamento é importante para a sociedade. "A pesquisa é muito interessante, porque ela mostra como as pessoas veem os profissionais", complementa.
As mais admiradas
Fazendo jus à grande concorrência dos vestibulares brasileiros e média salarial, os médicos são os trabalhadores mais admirados pelo povo do Recife. De acordo com a pesquisa do IPMN, os médicos têm a admiração de 16,9% dos entrevistados. Integram também a relação os bombeiros (6,5%), advogados (5,7%), dentistas (4,2%), aviadores (1%), jornalistas (1%), entre outros profissionais.
A pesquisa - Realizada nos dias 1º e 2 de abril deste ano, a pesquisa “Percepção sobre Ambiente de Trabalho e Expectativa Profissional” contou com a participação de pessoas com 16 anos ou mais idade. O tamanho de amostra foi de 624 entrevistas. Sobre o perfil dos participantes, 54,8% dos entrevistados são mulheres. A grande maioria (52,1%) dos entrevistados tem ensino médio completo ou ensino superior incompleto.