IFPE divulga datas do vestibular

Instituição também apresentou detalhes sobre os seis novos campi, com funcionamento previsto para 2015

por Marina Meireles seg, 22/09/2014 - 12:34

Em coletiva no campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na manhã desta quinta-feira (22), foram anunciados os seis novos campi da instituição, nos municípios de Olinda, Palmares, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Paulista, que irão funcionar a partir do segundo semestre de 2015. “Queremos oferecer a todos os jovens de várias regiões do Estado um ensino de qualidade para que eles possam crescer profissionalmente”, ressalta Cláudia Sansil, reitora acadêmica do IFPE. 

A instituição ainda apresentou ferramentas de acessibilidade que estão sendo disponibilizadas no endereço eletrônico do IFPE, a fim de facilitar o acesso de estudantes com deficiência às informações. “No site existem aplicativos para fazer a tradução para estudantes com deficiências, por exemplo, a linguagem brasileira de libras”, comentou Rafaela Albuquerque, pró-reitora de ensino.

Das 7.789 vagas destinadas aos 57 cursos superiores e técnicos oferecidos pelo IFPE em 2015, metade é destinada à livre concorrência e a outra metade é direcionada aos alunos da rede pública. Do total, 382 vagas são destinadas ao SISU e 2.160 são para o SISUTEC. As inscrições do vestibular vão de 1 a 19 de outubro e a prova será no dia 23 de novembro. “Decidimos adiantar as seleções para assim aumentar o número de inscritos e adiantar o acesso dos alunos”, explica a reitora. A divulgação da lista de aprovados está marcada para o dia 15 de dezembro.

Dentro dos 50% destinados a alunos da rede pública, 25% das vagas são para renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Após a inscrição, é necessário que o aluno retifique seus dados porque, caso esse procedimento não seja realizado, a vaga poderá ser perdida. A retificação irá ocorrer de 4 a10 de novembro. É necessário que os candidatos passem seus três últimos anos do colegial matriculados na rede pública. Alunos que passaram apenas um ano em escolas públicas não poderão se candidatar às vagas das cotas. 

VALORES DE INSCRIÇÃO - A taxa de inscrição do curso técnico é de R$ 20; para concorrer às vagas de cursos superiores o valor é de R$ 40. O pagamento deve ser feito até o dia 20 de outubro apenas no Banco do Brasil. Estudantes do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) são isentos de inscrição. No ano passado, a instituição registrou 35 mil inscrições para o vestibular.

Com informações de Aline Cunha

COMENTÁRIOS dos leitores