Confira dicas de sociologia e filosofia para o Enem

O pensamento grego, ciências sociais, moral e ética são alguns dos assuntos abordados

por Aline Cunha qua, 01/10/2014 - 10:38
Pollyanne Britto/LeiaJáImagens/Arquivo Feras devem prestar atenção nos encunciados das questões Pollyanne Britto/LeiaJáImagens/Arquivo

Com as datas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando (8 e 9 de novembro), o Portal LeiaJá continua, nesta quarta-feira (1º), a série de matérias com dicas de revisão das disciplinas abordadas nas provas. O professor de filosofia e sociologia Wallace Melo explica os principais temas que podem cair na hora da prova e como o candidato deve se preparar. As reportagens são publicadas todas as quartas-feiras.

A filosofia e sociologia são algumas das matérias que mais complicam o candidato, porque necessitam de bastante atenção na hora da interpretação das questões. O professor destaca que assuntos como os protestos de julho de 2012 podem cair no Enem: “A sociedade é uma importante pauta para as análises sociológicas e filosóficas, diante disso, é importante sempre buscar interpretar esses fatos, históricos ou sociais, tendo como subsídios as diferentes formas de compreensão e entendimento da realidade. As duas disciplinas podem contribuir bastante para essas análises”.

Wallace explica quais são os assuntos que todos os anos caem no Exame. Para filosofia, os destacados são a Gênese do Pensamento Filosófico e o Pensamento Grego, O pensamento mítico, Filosofia Política tendo em vista as teorias clássicas, modernas e contemporâneas (Platão, Aristóteles, Rousseau, Hobbes, Maquiavel, Marx, Foucault, entre outros), A dimensão cultural dos indivíduos e a construção dos símbolos, tradições e significados, Moral e Ética, Cidadania e Democracia,  A liberdade humana, Filosofia e comunicação social, Lógica e filosofia, além da Teoria do conhecimento. Já para sociologia são as Ciências Sociais e o surgimento do conhecimento sociológico e objeto de estudo das ciências sociais, além das as Teorias clássicas da sociologia, Economia e sociedade (as diferentes formas de produção econômica, o trabalho e o consumo nas sociedades capitalistas), os movimentos sociais, sociedade e democracia (conceito e tipos de regimes democráticos), agrupamentos sociais (grupos e agregados sociais), Estratificação, desigualdades e mobilidade social, cultura e ideologia. Também são destacados os processos e as instituições sociais, bem como a institucionalização da sociologia no Brasil.

O professor diz que é importante aprender essas temáticas. “Como sabemos, essas duas disciplinas tem um histórico um pouco atribulado. Ao longo das últimas décadas, foram muitas idas e vindas, em alguns momentos incluídas nas matrizes curriculares, e em outros retiradas. A Lei que instituía obrigatoriedade do ensino da filosofia e sociologia no Ensino Médio é a 11.684/2008”, afirma. Ele complementa dizendo que os alunos que estão se preparando agora devem apenas focar nos conteúdos mais gerais, como conceitos e teorias.

Todo cuidado é pouco em relação à interpretação com as definições, tanto as filosóficas, quanto as sociológicas. “Quando não apreendemos bem as noções conceituais podemos cair facilmente em erros bobos. É preciso saber diferenciar os conceitos e as teorias, para que o estudante não se confunda na hora do exame, pois como sabemos, em algumas ocasiões as questões dessas disciplinas são elaboradas tomando por base fragmentos de textos e pesquisas acadêmicas, utilizando conceitos científicos oriundos desses campos de conhecimento. Diante disso, é fundamental tomar cuidado para não fazer confusão com esses termos”, explica Wallace. O professor ainda complementa destacando alguns exemplos como a Ação social, Instituições Sociais, Estado, Antropocentrismo, Mais Valia, Potência e Ato.

Exemplos de questões do ENEM

SOCIOLOGIA

Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade — fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.

MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: MARX, K.; ENGELS, F. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado).

Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:

A) o proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.

B o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.

C a consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano.

D a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico.

E a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.

RESPOSTA: Letra B

Comentários:

Observem que a questão foi trabalhada por meio de um fragmento textual em que Karl Marx utiliza o conceito de superestruturas políticas e jurídicas. Diante disso, nessa questão é fundamental que o estudante consiga traduzir a partir da leitura, a visão marxista de sociedade e economia, entendendo que o teórico ao escrever uma teoria social elencou a produção material (economia) como elemento principal para o desenvolvimento dos processos sociais e históricos. Dessa maneira, de acordo com Marx, a produção material – trabalho, consumo, circulação e distribuição de mercadorias -  seria o elemento chave para entender a sociedade capitalista em seus valores e em suas  naturais contradições.

FILOSOFIA

Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser:

A) munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.

B) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.

C)guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.

D) naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.

E) sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

RESPOSTA: Letra C

Comentários:

Aqui nos deparamos com a famosa teoria política maquiavélica. Nessa questão é importante que o estudante consiga visualizar como se estabeleceu o método de Maquiavel para entender o Estado e o Poder Político. Percebam que o intelectual fez uma espécie de ontologia, ou seja buscou entender primeiramente o indivíduo, para depois compreender o que seria a sociedade, o Estado e o poder. Para Maquiavel, o príncipe deve ser oportunista e ousado, visando a sua perpetuação enquanto soberano, contudo, para isso é preciso entender que o comportamento humano não é dinâmico, inconstante, volúvel, justificando a utilização da força e o temor para a consolidação de sua hegemonia.

Além dessas dicas, todas as quintas-feiras você também pode acompanhar, aqui no LeiaJá, o programa "Vai Cair no Enem". Nele, professores resolvem questões de assuntos essenciais para o Exame. Confira abaixo as primeiras matérias da série de reportagens com dicas do Enem: Matemática, História, Língua PortuguesaBiologia.

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