Matrículas para a Rede Estadual começam na quarta (19)
Serão mais de 190 mil vagas em instituições de ensino em todo o Estado para o ano letivo de 2015
A partir da próxima quarta-feira (19), tem início o período de matrículas para o ano letivo de 2015 das escolas estaduais de Pernambuco. Alunos novatos, vindos de escolas particulares, transferidos de outros estados ou que estão retornando aos estudos têm direito às 193.099 vagas, oferecidas para escolas integrais, semi-integrais e regulares. O anúncio foi feito na manhã desta terça (18), durante coletiva de imprensa da Secretaria de Educação.
Até o dia 17 de dezembro, a matrícula poderá ser feita apenas pela internet. Para se inscrever, é preciso acessar o site da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), no endereço www.educacao.pe.gov.br. A partir do dia 20 até 30 de dezembro, as matrículas poderão ser feitas apenas pelo telefone 0800 286 0086, das 7h às 21h.
Somente na Região Metropolitana do Recife (RMR), as escolas terão 77.953 vagas. No interior do Estado, serão 115.146 vagas em 1.049 instituições. Alunos vindos da rede municipal e os que já frequentam escolas estaduais têm renovação automática de matrícula. Em caso de mudança de unidade de ensino, os alunos terão que apresentar certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, cartão de vacinação (para alunos do ensino fundamental) e comprovante de residência com CEP durante a efetivação da vaga.
A efetivação das matrículas será feita apenas no próximo ano. O prazo para alunos da Rede Municipal ou para os estudantes transferidos para a Rede Estadual é de 12 a 16 de janeiro. Já para os alunos novatos ou provenientes de outras redes de ensino, o período para efetivação da matrícula vai de 19 a 23 de janeiro.
Segundo o secretário de Educação, Ricardo Dantas, ainda há previsão de que várias escolas sejam inauguradas em 2015. “Temos escolas que funcionam em todos os turnos. A gente tem qualificado as escolas estaduais e teremos várias unidades de ensino inauguradas no ano que vem. Também iremos inaugurar 13 novas escolas técnicas em 2015”, afirma. O secretário ainda falou que há previsão de manter o mesmo número de bolsas do programa de intercâmbio Ganhe o Mundo.
*Com informações de Nathan Santos