Banco Azteca demite em massa e revolta funcionários
Trabalhadores do banco mexicano instalado no Recife protestam na manhã desta segunda (18) contra mais de 530 demissões feitas pela empresa no Nordeste. Só em Pernambuco, cerca de 300 colaboradores perderam seus empregos
Trabalhadores da unidade Recife do Banco Azteca, localizado na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, protestam na manhã desta segunda-feira (18) contra as mais de 530 demissões feitas pela empresa mexicana em todo o Nordeste. De acordo com os manifestantes, só em Pernambuco cerca de 300 profissionais perderam seus empregos. As demissões aconteceram no último dia 7.
Segundo a representante do protesto e funcionária do setor financeiro do Azteca, Kátia Cristina Silva, todos os trabalhadores demitidos foram pegos de surpresa. Ela ainda afirmou que a recisão indenizatória não foi paga e o prazo dado para o pagamento acabou na última sexta-feira (15). Kátia ainda declarou que nenhum responsável pelo Banco deu satisfação aos demitidos. “Acho tudo isso um absurdo, porque todo mundo tem família para cuidar e contas para pagar”, disse a funcionária, que tem sete anos de empresa.
Há três anos no Banco Azteca, a funcionária do setor administrativo Juliana Pinheiro fez sérias denúncias ao LeiaJá. Além de demonstrar revolta com as demissões, a trabalhadora alegou que existe assédio moral na empresa contra colaboradores. “Em alguns setores as pessoas sofrem assédio moral, constrangimento e ainda trabalham fora do horário. Alguns salários estão atrasados e a empresa não paga hora extra”, denunciou Juliana.
Um advogado do Banco Azteca conversou rapidamente com a reportagem do LeiaJá e não quis detalhar a questão das demissões. Fernando Marcelo Rocha disse que os demitidos devem procurar o sindicato da categoria para fazer a homologação e só depois, segundo ele, os pagamentos serão realizados. Por outro, os trabalhadores não aceitam a orientação e cobram o pagamento de imediato.
Neste momento, os trabalhadores ocupam a calçada em frente à sede do Banco. Porém, eles ameaçam fechar a Domingos Ferreira a qualquer momento, o que deve prejudicar o trânsito do local. Além de Pernambuco, os outros estados nordestinos que tiveram demissões são Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba.
O Banco Azteca pertence ao grupo mexicano Salinas. A companhia também é responsável pelas lojas Elektra.
Com informações de Camilla de Assis