Estudantes estrangeiros nos EUA já são quase um milhão

Trata-se do maior aumento de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos em 35 anos, segundo a Open Doors, que realiza estas medições desde 1954

ter, 17/11/2015 - 09:25
Michael B. Thomas (Arquivo) Estudantes são vistos na Universidade de Missouri, em Columbia, no dia 10 de novembro de 2015 Michael B. Thomas

Quase um milhão de estrangeiros estudam nas instituições de ensino superior dos Estados Unidos, cerca de 10% a mais do que no ano passado - maior salto em três décadas - em que se destacam os alunos vindos de Brasil e Índia, informou nesta segunda-feira o departamento de Estado.

O número de estudantes estrangeiros aumentou em cerca de 88.000 em um ano e chegou a 974.926 no período acadêmico 2014-2015, um "forte crescimento que confirma que os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido para o ensino superior", concluiu um estudo do Open Doors Report on International Educational Exchange.

Trata-se do maior aumento de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos em 35 anos, segundo a Open Doors, que realiza estas medições desde 1954.

Segundo o relatório, as universidades e institutos superiores norte-americanos são os principais receptores dos 4,5 bilhões de estudantes estrangeiros no mundo. Este número é o dobro do recebido pelo Reino Unido, segundo destino mais procurado.

A quantidade de estudantes provenientes da América Latina e do Caribe cresceu 19% - maior porcentagem por regiões. Esse aumento foi impulsionado por um programa do presidente Barack Obama para incrementar em 100.000 a quantidade de estudantes latino-americanos aos Estados Unidos e vice-versa.

Por países, o Brasil registrou a maior variação (+78%), seguido de Índia (+29,4%) e Kuwait (+24%). O número de estudantes mexicanos aumentou 15,4% e o de venezuelanos, 12,4%.

Mas a China continua sendo o principal país de origem dos estudantes estrangeiros: um em cada três provém do gigante asiático.

O estudo também encontrou que o número de norte-americanos que estudam no exterior aumentou 5% em relação ao ano de 2013-14 e contabilizam agora 304.467.

Embora o Reino Unido seja o destino por excelência, México, Peru e Chile registraram um aumento de dois dígitos de estudantes norte-americanos.

COMENTÁRIOS dos leitores