Programa Ganhe o Mundo terá versão Musical em 2016
Jovens da Rede estadual de Ensino que desejam estudar música poderão viajar para os Estados Unidos ou Canadá
Estudantes da Rede Estadual de Pernambuco que sonham em fazer intercâmbio já podem se preparar para o Programa Ganhe o Mundo. Na próxima quarta-feira (9), serão iniciadas as inscrições para participar da seleção. Uma das novidades este ano é a versão Musical do Programa. Para essa modalidade, além dos pré-requisitos originais, os alunos interessados também deverão ter habilidades em instrumentos ou canto. Estados Unidos e Canadá são alguns dos destinos disponíveis no PGM.
Secundaristas que estejam no 1º ano do ensino médio, de 14 a 17 anos, podem participar da seleção. É necessário que as médias nas disciplinas de português, matemática e língua estrangeira (inglês ou espanhol) sejam acima de sete. Serão disponibilizadas mil vagas para o PGM, sendo 700 para língua inglesa e 300 para língua espanhola. Além disso, também estão disponíveis dez vagas para a versão Musical e 20 para a Esportiva - outra novidade da nova edição -.
As inscrições poderão ser realizadas pelo site da Secretaria Estadual de Educação até 12 de janeiro. Quem quer se inscrever para a versão que vai proporcionar estudos às habilidades musicais, tem até dia 20 de dezembro par confirmar intenção de participação. Já os que desejam participar do Programa Ganhe o Mundo Esportivo devem fazer as inscrições até 15 de janeiro de 2016.
Para a versão Musical, além do processo inscrição convencional, os candidatos também devem gravar um vídeo (nos formatos AVI ou MP4) de até três minutos, e postar no YouTube. O link da gravação deve ser informado no formulário de inscrição. Como parte da seleção, os estudantes também farão uma prova escrita com dez questões sobre pentagrama, notação musical, claves, compassos e alterações. Além disso, também haverá uma audição, de responsabilidade do Conservatório Pernambucano de Música. Já para a versão Esportiva, os candidatos devem ter bom desempenho, também, nos Jogos Escolares e/ou participar de programas da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes.
O governado Paulo Câmara participou da cerimônia que apresentou as novidades. “Educação é o grande valor que podemos oferecer à nossa população. Temos que fazer esforço para mantê-los [programas voltados à educação] vivos e aprimorá-los”, afirmou Câmara. A estudante Hortência Aguiar, de 18 anos, estudou em uma escola da Rede Estadual de Limoeiro e, em 2013, foi estudar inglês no Canadá. “Eu nunca imaginei que em uma família humilde como a minha, poderia alguém ir para o exterior estudar”, disse a jovem.