Boieiras da 25 de Setembro fazem curso de culinária

Profissionais que vendem comida no mercado são orientados por chefs no laboratório de práticas culinárias da Unama

por Julyanne Forte qua, 24/02/2016 - 16:05

 

Feirantes que vendem comida em uma dos mercados mais populares de Belém, o da antiga avenida 25 de Setembro, participam até o final desta semana de curso de iniciação culinária realizado pelo Instituto Paulo Martins, em parceria com o IFPA, Instituto Criança Viva, Margot Botti Gastronomia e curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama).

As aulas acontecem nos laboratórios de práticas culinárias da Unama. O objetivo é garantir que as boieiras e boieiros – como são conhecidos os feirantes que vendem comida – aprendam técnicas básicas de cozinha gratuitamente.

“Esse curso é um projeto de extensão que visa o aperfeiçoamento de técnicas que as feirantes já desenvolvem, pois trabalham com comida diariamente. Pensamos em formas de elas se aperfeiçoarem e aprenderem novas receitas, para dinamizar e otimizar o tempo”, disse Jacirene Queiroz, representante do IFPA.

A programação está dividida em seis aulas, que começaram na segunda-feira (22) e irão até o sábado (27). A primeira teve como convidada a chef Ilca Carmo, do restaurante Santa Chicória, que ensinou boas práticas de manipulação de alimentos.  O chef de cozinha Felipe Gemaque, da 2+1 Produções Gastronômicas, ministrará técnicas de corte e cocção até o último dia do curso.

“Para mim, enquanto profissional, é enriquecedor pela troca. Toda vez que temos um curso desses, o melhor é a troca. Principalmente sendo esses profissionais das feiras, que são as boieiras. É muito interessante perceber como elas já fazem, os milagres que elas fazem naquele espaço tão pequeno, e a quantidade de gente que elas atendem e servem. É uma grande escola pra gente também. Acabamos aprendendo algumas coisas, e como fazer. Então é sempre bom para mim, participar desses projetos por causa da troca”, disse o chef Felipe Gemaque.

O boieiro João de Deus da Silva, que tem um box na feira da 25 de setembro, disse que o curso é muito especial para os feirantes: “Ele nos ajuda a aprender a preparar de forma melhor os alimentos e principalmente a ter uma educação em relação a higiene”. Confira detalhes da experiência dos feirantes no vídeo abaixo:

Com a colaboração e Arthur Siqueira.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores