Janguiê Diniz é o novo presidente da ABMES

Fundador do Grupo Ser Educacional toma posse no próximo dia 3 e segue no comando durante triênio 2016-2019

por Fernando Sposito sex, 29/04/2016 - 15:45
Julyanne Forte/LeiaJáImagens Empreendedor sempre leva suas experiências para universitários Julyanne Forte/LeiaJáImagens

Referência no mercado brasileiro de ensino, o empresário José Janguiê Bezerra Diniz é o novo presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), considerada a principal associação representativa do Ensino Superior Particular do Brasil. Com a definição confirmada, ele tomará posse do cargo no próximo dia 3 de maio, na sede nacional da instituição, em Brasília. 

A chapa vencedora conta com o presidente Janguiê e também com os vice-presidentes Daniel Faccini, da Anima Educação, Celso Niskier, do Centro Universitário UniCarioca, e Débora Brettas, do Instituto Faceb Educação, além de outros 27 representantes de mantenedoras. Tais membros assumirão o comando da ABMES durante o próximo triênio. O grupo tem o apoio de Gabriel Mário Rodrigues, presidente da instituição por 12 anos.

Mestre e Doutor em Direito, Janguiê fundou o Grupo Ser Educacional, em 2003, junto com a Faculdade Maurício de Nassau, hoje chamada de UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. Além do seu histórico como Juiz Federal do Trabalho e Procurador do Ministério Público da União, ele já fazia parte da diretoria da ABMES durante os últimos 12 anos. 

Agora presidente da instituição que representa todas as instituições de ensino superior particular do país, Janguiê expôs parte de suas propostas de trabalho. Confira abaixo, em tópicos, as observações do dirigente:

Defesa de interesses e direitos das mantenedoras nacionais

“Queremos expandir a ABMES e fazê-la ser ainda mais forte. Iremos buscar mais associados e ser ainda mais presentes e firmes nas discussões com o poder público. Em especial, com o Ministério da Educação, para beneficiar o setor particular e por via de consequência o ensino particular de qualidade. Tudo de importante que a ABMES conquistou ao longo de sua história será mantido além de lutarmos para ampliarmos as conquistas”.

Descentralização da Associação por meio da criação da ABMES regional Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste

“Todas as propostas foram pensadas e avaliadas de acordo com a necessidade de cada um de nós, mantenedores e associados da ABMES, sempre com intuito de corroborar com o objetivo principal da associação de defender e lutar pelos direitos e interesses legítimos das instituições particulares de ensino superior do país”

Incentivo à união do setor

“O ensino superior particular representa mais de 75% das matrículas do ensino superior no Brasil e a maior parte das instituições existentes tem até 3 mil alunos. As instituições de ensino superior particulares estão fazendo as suas partes. Entretanto, as pequenas sofrem, principalmente em razão de regras que as igualam às maiores. Uma das nossas propostas é trabalhar exatamente nesse contexto, de lutar para que as elas sejam tratadas e avaliadas levando em consideração a regionalidade e especificidade”

COMENTÁRIOS dos leitores