Robótica: estudantes disputam competição na Alemanha

Os alunos pertencem a Escola Municipal Rodolfo Aureliano, do bairro da Várzea, e estão na fase final da RoboCup

por Rebeca Ângelis ter, 21/06/2016 - 18:30
Carlos Augusto/PCR Alunos da Rede Municipal se destacam na disciplina de robótica Carlos Augusto/PCR

Com idades de 12 a 14 anos, os estudantes Maria Eduarda Barbosa e Paulo Poan compõem parte do grupo que irá participar do campeonato mundial de robótica, na cidade de Leipzig, na Alemanha. Os alunos pertencem a Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, Zona Oeste do Recife, e estão na fase final da RoboCup. A escola já foi campeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no ano passado, com a intervenção do Programa Robótica na Escola.

Desta vez, os alunos concorrerão na Alemanha de 30 de junho a 4 de julho. Com nove integrantes, a delegação é formada, ao todo, por 6 estudantes e pelos professores Cid Espíndola e Juliana Borges e pelo estagiário de Engenharia Mecatrônica Victor Sabino. A equipe, denominada Lego Kombat, disputará a RoboCup na modalidade Resgate, com robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. O desafio é montar os robôs em forma de carro, programá-los para que realizem uma trajetória repleta de obstáculos e para que resgatem os objetos determinados, no menor tempo possível.

Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa de robótica e atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do ensino fundamental – esses últimos aprendem até a programar os robôs. Foram realizadas formações com professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes. Atualmente 73.390 estudantes têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores