Dez autores indispensáveis para você fazer um bom Enem

Alguns escritores podem ajudar os feras a fazerem uma boa prova de literatura. A professora Fátima Amaral deu dicas de nomes que não podem faltar na hora de estudar

por Paula Brasileiro sex, 15/07/2016 - 09:01

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige do aluno uma preparação intensa e conhecimento em diversas matérias. A literatura é uma delas e é preciso estar atendo ao universo das letras para se dar bem na prova. Para ajudar aos feras neste sentido, o Portal LeiaJá conversou com a professora Fátima Amaral, que indicou 10 autores indispensáveis na hora de colocar a leitura em dia para a prova. 

1 - Manoel de Barros



Poeta brasileiro do século 20, pertencente cronologicamente à geração de 45, mas, formalmente, ao pós-Modernismo brasileiro. Entre suas obras estão Poemas Concebidos sem Pecado, Livro Sobre Nada, O fazedor de amanhecer e Poesia Quase Toda. 

2 - Mário Quintana

Mário Quintana, além de poeta, também foi jornalista e tradutor. Gaúcho, escreveu suas primeiras poesias na sua cidade natal, Alegrete, mudando-se posteriormente para Porto Alegre, onde trabalhou em diversos jornais locais. Entre suas publicações estão Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Baú de Espantos e Preparativos de Viagem, além de várias antologias. 

3 - João Cabral de Melo Neto

Pertencente à geração de 45 do Modernismo Nacional, João Cabral apresentava características surrealistas em suas poesias, além de um rigor formal e estruturação física. A professora Fátima sinaliza duas de suas obras: Morte e Vida Severina, de 1955, que retrata a árida realidade de um retirante nordestino saindo de sua terra em busca de uma vida melhor e Educação pela Pedra, de 1965, uma coletânea que reúne 48 poemas do escritor. 

4 - Clarice Lispector

Clarice Lispector, uma ucraniana naturalizada brasileira, foi autora de romances, ensaios e contos. Fátima indica aos estudante a leitura dos contos claricianos, por serem de uma compreensão mais fácil pois, segundo ela, trata-se de uma escritora um pouco "difícil para o adolescente". Ela aponta os livros Laços de Família e A Hora da Estrela, que traz uma estrutura na qual "o narrador é que constroi a história aos olhos do leitor".  

5 - Cecília Meireles



A educadora salienta que o gênero da poesia tem um peso bastante significativo no Enem e uma boa pedida é investir neste tipo de leitura. A poeta Cecília Meireles entra nesta lista. Representando uma das primeiras vozes femininas de grande expressão na literatura brasileira, ela teve mais de 50 obras publicadas como Espectros, Mar Absoluto, Cânticos e Vaga Música. 

6 - Manuel Bandeira



Escritor pernambucano da primeira fase do Modernismo brasileiro, é considerado o mestre do verso livre. Entre suas publicações estão na Rua do Sabão, Crônicas da Província do Brasil, Meus Poemas Preferidos e Estrela da Manhã.

7 - Carlos Drummond de Andrade



Poeta, contista e cronista da segunda geração do Modernimo Brasileiro, é considerado por muitos como um dos mais influentes poetas nacionais. Entre suas obras estão Receita de Sentimento do Mundo, A Rosa do Povo e Brejo das Almas.

8 - Ferreira Gullar

Ferreira Gullar é escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta e um dos fundadores do neoconcretismo. Um gato chamado gatinho, Em alguma parte alguma, Poema Sujo e Muitas Vozes são algumas de suas obras publicadas. 

9 - Graciliano Ramos

Romancista brtasileiro muito conhecido pelo livro Vidas Secas. Considerado um dos melhores ficcionistas do modernismo e um dos mais importantes prosadores do movimento. A professora Fátima indica a obra São Bernardo, voltada para o drama social existente no Nordeste.

10 - Machado de Assis

Cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, é considerado por muitos como um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. A indicação da educadora é a leitura de Dom Casmurro, que traz uma certa "aventura" que, segundo ela, os alunos apreciam bastante. Ela também alerta para que sejam observados a análise que é feita no texto sobre o personagem, assim como a contrução do texto e os recursos nele usados.

Segundo a professora Fátima, é importante que o aluno esteja familiarizado com a linguagem de cada autor para responder à prova e recorrer às antologias destes escritores é uma boa opção: "A cobrança dos examinadores será em cima dos textos artísticos", explica. Ela lembra, também, que é importante se dedicar à leitura reservando um tempo especial para esta atividade - a despeito da pressa em atender a todas as demandas que o Enem exige - e deixa mais uma dica: "O aluno é ansioso, ele quer rapidez, mas ele precisa dispôr de tempo para se dedicar a desbravar essas contruções dos autores para entender a mensagem de cada um". 

LeiaJá também:

--> Questões sobre linguagem podem aparecer no Enem 2016 

COMENTÁRIOS dos leitores