UNINASSAU realiza treinamento do 'Bike Sem Barreiras'
A ação do Instituto Ser Educacional ofereceu várias palestras, com variadas abordagens teóricas em assuntos voltados para os tipos de deficiência
Com o propósito de integrar pessoas portadoras de deficiência aos espaços de convivência da cidade, a exemplo da Ciclofaixa Móvel do Recife, a UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau recebeu, na terça-feira (9), o ‘Projeto Bike Sem Barreiras’. A ação do Instituto Ser Educacional ofereceu várias palestras, com variadas abordagens teóricas em assuntos voltados para os tipos de deficiência, com um foco mais específico para as paralisias causadas por lesão medular e as suas consequências.
Também foi realizado um treinamento prático com o uso das bikes adaptadas, com o tema “Como ajudar uma pessoas com Deficiência/Eficiência: Segurança e Conforto ao utilizar bicicletas adaptadas”. Entre os participantes que mediaram a ação estavamo o vice-presidente da Associação Rodas da Liberdade, Michel Peneveyre, a vice-presidente da ONG Amar (Aliança de Mães Raras), Daniela Rorato, o consultor Manoel Aguiar, além do Coordenador de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo, que ressaltou a importância da ação para o universo da pessoa portadora de deficiência: “Esse é mais um projeto do Grupo que possibilitará que pessoas com deficiência possam sair de casa e curtir a vida”.
A legislação de número 10.098/2000 estabelece normas com critérios básicos para a promoção de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência, ou com mobilidade reduzida. A norma ocorre mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano.