Mercado de trabalho em Pernambuco ganha observatório

O projeto é uma parceria do ministério com a Universidade Federal de Pernambuco e busca monitorar e produzir análises sobre o mercado de trabalho pernambucano

por Lara Tôrres ter, 07/02/2017 - 09:47
Reprodução/Ministério do Trabalho A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco participou do lançamento do Observatório do Mercado de Trabalho Reprodução/Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho lançou, em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Observatório do Mercado de Trabalho, que tem o objetivo de monitorar, produzir dados e análises sobre o mercado de trabalho formal e informal em Pernambuco. Os resultados obtidos pelo observatório deverão auxiliar na formulação políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Estado.

A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco participou do evento de lançamento do Observatório na última quinta-feira (2), no auditório da Associação dos Docentes da UFPE. De acordo com o superintendente Geovane Freitas, o observatório é um espaço importante de discussão: "Com o observatório os pesquisadores e estudantes poderão conhecer de forma real e por dados sistematizados a situação do trabalho em Pernambuco”. 

A analista técnica de Políticas Sociais Patricia dos Anjos participou da criação do Observatório e afirma que a implementação do projeto “demandou muito esforço para articular parceiros e fortalecer os atores sociais, a fim de reunir dados que possam fomentar as políticas públicas do estado. O nosso grande desafio é o diagnóstico da demanda da sociedade”. 

Participaram dos debates o coordenador do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho, Vinicius Lobo, o professor e sociólogo da UFPB, Roberto Véras de Oliveira, o professor e economista da UFPE, Tarcisio Patricio de Araujo, e a pesquisadora do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Milena Prado.

COMENTÁRIOS dos leitores