Quase metade dos empreendedores não quer se aposentar
Conclusão é de um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Estudo promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que quase metade dos empreendedores brasileiros não quer saber de aposentadoria. De acordo com a pesquisa, entre os donos de pequenos negócios, 47% não pensam em deixar de trabalhar, pois focam na continuação da administração das suas empresas.
Levando em consideração os empresários que pensam na aposentadoria, 57% acham que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) bancará suas contas. Já 19% desse grupo pensam no suporte de um benefício privado, enquanto que 18% desses empreendedores acreditam que o faturamento dos negócios será suficiente para pagar as contas.
Segundo dados do Sebrae, 8% dos empreendedores brasileiros já são aposentados e 45% almejam chegar à aposentadoria. Entre eles, os microempreendedores individuais são os empresários que mais esperam se aposentar, uma vez que mais de 60% deles têm esse objetivo. “A possibilidade de ser um segurado da Previdência Social é um estímulo para esses empreendedores que faturam até R$ 60 mil por ano se formalizarem, por isso percebemos um interesse maior em relação ao INSS nessa categoria”, comenta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, conforme informações da assessoria de imprensa.