Escolas públicas apreciam história de Lampião
A iniciativa tem como objetivo apresentar e fortalecer a história de Lampião e do seu cangaço
A partir deste sábado (13), professores e adolescentes das escolas públicas do município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, participam do projeto ‘Passeando pela História, no Museu do Cangaço’. A iniciativa tem como objetivo apresentar a história de Lampião e do seu cangaço. Durante o passeio, o grupo vai participar de trilhas e visitar equipamento cultural.
Durante a visita, o público vai poder vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando. De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar as escolas a conhecerem os bens culturais “Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que possuem total conhecimento dos fatos”, afirma a gestora.
O ponto de partida da aventura será o Sítio Passagem das Pedras, local onde nasceu Lampião. Nesse percurso, o grupo irá conhecer o roteiro ‘Nas Pegadas de Lampião’, que passa pelas Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família de Virgulino e Zé Saturnino, entre outros locais.
Já na cidade, a visita começa na Praça Agamenon Magalhães. Depois, o grupo segue para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no Século XVII, a Casa do Artesão, que conta com muitas histórias e lendas que permeiam o imaginário popular e a Casa da Cultura de Serra, onde os jovens terão contato com o acervo cultural da cidade.
Por último, o grupo vai visitar o Museu do Cangaço e, além disso, vai poder saborear a culinária sertaneja e apreciar a apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, dança criada pelos cangaceiros.
Serviço
Projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço”
Sábado (13) | 8h30 às 17h
Museu do Cangaço, na Vila Ferroviária (antiga estação de trem), s/n - São Cristovão, Serra Talhada