Números de inscritos no Enem 2017 cai 33%
Mais de 1 milhão de estudantes não tiveram suas candidaturas confirmadas, o que resultou a redução
Foram divulgados os números de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Em coletiva realizada nesta terça-feira (30), o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Inep, Maria Inês anunciaram que 7.603.290 de estudantes se candidataram a prova, mas apenas 6.135.418 tiveram suas inscrições confirmadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 7 milhões, mais de 1 milhão dos inscritos não confirmaram a candidatura. O que resultou uma queda de aproximadamente 33% em relação as inscrições do ano passado, que foram mais de 9 milhões.
Esse número já havia sido estipulado por Mendonça, no último dia 8 de maio, quando o ministro falou que este ano o Enem teria 1 milhão de inscritos a menos que a edição anterior. Na época, Mendonça explicou que isso ocorreria principalmente porque a prova não servirá mais como meio para se obter uma certificação de conclusão do ensino médio. A expectativa era que 7 milhões de inscrevessem.
Dentre o total de candidatos, 2.649.373 estudantes solicitaram a insenção na taxa de inscrição. Para quem não sabe, o resultado obtido no Exame dar direito aos candidatos ingressarem no ensino superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A aplicação do Enem 2017 ocorrerá em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, respectivamente.
Enem 2016
No ano passado, o Enem teve um crescimento de 9,4% nas inscrições. Foram registradas 9.276.328 inscrições, o que correspondiam a um aumento de quase 10% em relação a 2015. Desse total, 495.291 mil inscrições eram de Pernambuco.
Porcentagem pode mudar
Até agora, o número de inscritos é menor do que nos dois últimos anos. Mas esse número de confirmação pode mudar. Como os candidatos reclamaram sobre a dificuldade de comprovação dos requisitos para fazer o Enem sem pagar a taxa, o Inep fez um acordo com o Ministério Público Federal para dar um prazo para que esses inscritos possam recorrer e comprovar seu direito à isenção.
LeiaJá também
--> Candidatos com isenção no Enem negada podem recorrer
--> Enem: uso de nome social deve ser pedido até o domingo (4)