Brinquedoteca da Unama recebe crianças para atividades
Curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia abre espaço para alunos de educação infantil de escolas de Belém descobrirem o encanto das brincadeiras
Geração marcada pelo uso da tecnologia no dia a dia, as crianças não têm mais o hábito de brincar como antigamente. Com o intuito de valorizar a brincadeira e fazer dela um ponto importante no desenvolvimento infantil, a coordenação do curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (Unama) organizou na quarta-feira (28) uma programação na brinquedoteca do campus Alcindo Cacela. As atividades reuniram 25 crianças de uma unidade de ensino infantil do município de Belém.
O projeto que envolve a brinquedoteca visa estimular crianças a brincar livremente, pondo em prática sua criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas de uma forma diferenciada. “Essas brincadeiras vão estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Uma oportunidade de brincar com coisas reais é muito mais viável do que brincar com tablets e jogos virtuais”, diz Rosângela Farias, professora responsável pelas crianças da Unidade de Educação Infantil Cremação.
Todo o espaço da brinquedoteca foi equipado e preparado visualmente para chamar atenção dos pequenos. Com jogos, danças, músicas, histórias e diversos cantinhos reservados para a interação da criançada. “A brinquedoteca é dividida dentro de um espaço social, com o intuito de mostrar para as crianças as diversas possibilidades de aprenderem brincando. Temos o espaço dos jogos, da arte, da pintura, diversidade e outros”, ressalta a professora Ana D’arc, coordenadora do curso de Pedagogia.
O ambiente não é apenas uma sala com brinquedos, mas, também, uma forma de educação, que modifica métodos e técnicas tradicionais, buscando o novo não pelo modernismo, mas pela convicção que representa. A brinquedoteca é um lugar onde os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da magia do ambiente. Tudo para promover o desenvolvimento das atividades recreativas e a valorização do ato de brincar e se divertir. “Todas as brincadeiras são educativas, ensinamos as cores, formas geométricas. É uma felicidade. A ansiedade e a vontade de brincar e ensinar as crianças não tem limites”, afirmou Luciana Mesquita, estudante de Pedagogia.
As escolas interessadas em realizar e desenvolver essas atividades interativas podem fazer o agendamento através do e-mail pedagogia.alcindo@unama.br. O agendamento é gratuito e aberto a crianças de todas as faixas etárias.
Por Biatriz Mendes.