MEC abre inscrições para cursos de idiomas gratuitos

Alemão, espanhol, francês, italiano, inglês e japonês são os cursos disponíveis

por Nathan Santos ter, 22/08/2017 - 17:16

Nesta terça-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para o programa Idiomas sem Fronteiras, que oferece cursos de língua estrangeira de forma gratuita. Alemão, espanhol, francês, italiano, inglês e japonês são os cursos disponíveis.

Podem ser beneficiados com as qualificações estudantes de graduação, mestrado e doutorado, pertencentes a universidades credenciadas no programa. Professores vinculados a essas instituições de ensino também podem participar das aulas. Confira os detalhes no site do programa.

De acordo com o MEC, existem três ofertas de cursos: “Na primeira, de no mínimo 16 horas e máximo 48 horas, são quatro aulas por semana, com uma hora de duração cada. As inscrições vão das 12h do dia 22 às 12h do dia 31 de agosto. O início dos cursos para os selecionados nesta chamada será em 18 de setembro. Na segunda oferta, os cursos são de no mínimo 16 horas e no máximo 32 horas, com quatro aulas semanais, novamente com uma hora de duração cada. As inscrições vão das 12h do dia 26 de setembro às 12h do dia 5 de outubro. As aulas terão início no dia 23 do mesmo mês. Por fim, na última oferta, serão cursos de 16 horas. As inscrições vão das 12h do dia 1º de novembro às 12h do dia 10 de novembro. Os cursos terão início em 27 de novembro”.

Segundo o Ministério, a quantidade de turmas vai depender da oferta e do potencial de vagas de cada universidade. No enquanto, está definido o número mínimo de 15 estudantes, além do máximo de 25 alunos por classe. Já o quantitativo de vagas poderá ser alterado. Antes do início das aulas, são realizados testes de nivelamento entre os participantes. 

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema ISF Aluno. Já o edital completo do Idioma sem Fronteiras pode ser consultado no endereço virtual do programa. 

COMENTÁRIOS dos leitores