Mostra Campus orienta jovens sobre a escolha da carreira

O evento segue até a próxima sexta-feira (22) com expectativa de público de quase 7 mil visitantes de várias escolas

por Lara Tôrres qua, 20/09/2017 - 16:26
Divulgação Evento apresenta a estudantes do ensino médio os mais de 45 cursos da universidade Divulgação

A UNINASSAU inaugurou, na manhã desta quarta-feira (20), a 11ª edição da Mostra Campus, evento que apresenta a estudantes dos três anos do ensino médio de escolas públicas e privadas às profissões ligadas aos mais de 45 cursos oferecidos pela universidade. De acordo com Antônio Neto, vice reitor da UNINASSAU, a mostra proporciona aos estudantes das escolas experiências de como é o dia a dia de cada profissão, através de atividades promovidas pelos monitores, que são alunos da universidade.

“No laboratório de fisioterapia, por exemplo, os alunos participam de atividades de correção de postura; no laboratório de anatomia, podem manusear peças artificiais, ver como funciona uma ilha de edição, equipamentos e jornais nos cursos de comunicação, praticar jump com os alunos de educação física, entre outras possibilidades”, explicou o vice reitor, que afirmou que são esperados cerca de 6.800 estudantes nos três dias de mostra, que fica aberta das 8h às 18h com intervalo ao meio-dia.

Além dos stands dos cursos, laboratórios e atividades, os visitantes do evento participam de um momento de orientação profissional, desenvolvimento de carreira, atividades lúdicas e testes vocacionais com os setores de psicologia e com o Núcleo de Empregabilidade da UNINASSAU. 

Experiência para os monitores

Para Luiz Henrique da Silva, que é aluno de Educação Física e está atuando como monitor na Mostra, o momento de comunicação, entretenimento e interação com os jovens que vão ao campus é uma oportunidade maravilhosa para conhecer vários perfis de pessoas e colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos na universidade. “A gente sabe onde erra e onde acertou e já vai se aprimorando. É maravilhoso conhecer todos os públicos e ter essa vivência de contagiar a outra pessoa”, contou Luiz. 

Herculano Washington Silva é aluno do quarto semestre de Ciências da Computação. Para ele, é interessante se reconhecer nos estudantes que estão pensando no vestibular e ajudá-los nessa fase pela qual ele já passou. “A gente recorda de quando queria fazer vestibular para um curso, vê o entusiasmo e nos enxergamos nesses estudantes porque as dúvidas deles eram as nossas dúvidas. Dá para ver como amadurecemos em relação ao nosso curso e nosso futuro”, conta, afirmando ainda que, ao apresentar seu curso, tenta falar sobre pontos importantes para aprender a pensar como cientista da computação, através de computadores com vídeos e programas que são mostrados. 

Auxílio para os jovens visitantes

Roberta de Brito é aluna do primeiro ano do ensino médio. Ela conta que a mostra está sendo interessante e que está gostando muito do evento. Para ela, conhecer mais sobre as profissões vai ser bom pois ainda não conseguiu escolher o curso superior que fará após o colégio. “Ainda não decidi o que quero, penso em duas carreiras que são muito distintas, fico entre veterinária e ser delegada. Na mostra, até agora, o que mais gostei foi o laboratório de enfermagem, principalmente a parte que mostrou o corpo da mulher e falou sobre o parto”, contou ela. 

Alexandre Caiã acha que está sendo bastante positivo visitar a mostra, pois está perto de terminar os estudos no colégio e a hora de escolher o curso no vestibular está próxima. “Eu estou no terceiro ano e acho bastante esclarecedor poder vir aqui tirar as dúvidas na reta final. No momento, estou pensando em cursar administração”, contou o estudante. 

LeiaJá também

--> Evento gratuito auxilia alunos na escolha profissional  

--> Profissão de blogueiro pode ser regulamentada no Brasil 

--> Mostra Campus da Unama proporciona troca de experiências

COMENTÁRIOS dos leitores