Bolsa de jornalismo cultural na Colômbia recebe inscrições

Os aprovados passarão por treinamento internacional de criação jornalística com foco na relação entre jornalismo e cinema

por Lara Tôrres sab, 30/12/2017 - 10:25

As inscrições para a bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural, oferecida pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), estão abertas até o dia 11 de janeiro. A bolsa cobre o curso, passagem, acomodação, alimentação, seguro-saúde e materiais de trabalho.

Ao todo, 15 jornalistas de todo o mundo serão selecionados para passar por um treinamento internacional de criação jornalística com foco em cinema durante oito dias em Cartagena de Índias, Barranquilla e Aracataca, que ficam na Colômbia, de 28 de fevereiro a 6 de março, durante o festival internacional de cinema de Cartagena.

O objetivo do evento é possibilitar o compartilhamento de experiências, pensar os gêneros com os quais se constrói o jornalismo cultural e refletir sobre o papel do jornalista que trabalha com cultura em um contexto de proximidade cada vez maior com o público através de ferramentas digitais. 

Para participar da seleção, os candidatos devem ter bom domínio do inglês e se cadastrar no site da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI). No cadastro, os interessados devem enviar uma autobiografia com no máximo 800 palavras (em inglês, espanhol ou português) enfatizando experiências jornalísticas no campo cultural e porque quer participar. 

É preciso ainda enviar uma matéria feita no ano passado e uma carta de recomendação do veículo em que o jornalista trabalha. Profissionais que atuam como freelancers devem enviar uma carta em que comprove publicações no veículo onde atuam nos últimos seis meses e especificar como o meio pretende publicar matérias realizadas durante a bolsa quando for o caso. 

Para mais detalhes, acesse o edital da seleção

LeiaJá também 

--> Saiba como planejar um intercâmbio para 2018

--> Empresa realiza seleção para intercâmbio no Japão 

COMENTÁRIOS dos leitores